14/10/2022 às 11h46min - Atualizada em 14/10/2022 às 11h46min

​Ficafé apresenta produtos diferenciados do agronegócio, no norte pioneiro do Paraná

Feira de Sabores, produtos com Indicação Geográfica e os tradicionais concurso e leilão de cafés especiais estão entre os destaques da programação, que é gratuita

Assessoria
Divulgação
A 15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) começa na próxima terça-feira (18) e vai até a quinta (20), no Centro de Eventos de Jacarezinho. Neste ano, o evento será híbrido, com parte da programação transmitida de forma on-line. A principal novidade será a exposição de outros produtos diferenciados do agronegócio na Feira de Sabores. A participação é gratuita, mas é necessário confirmar a inscrição no site www.ficafe.com.br.

A feira é voltada para produtores rurais, profissionais do agronegócio, empresas, torrefações, cafeterias, compradores nacionais e internacionais, e amantes da bebida. A abertura oficial ocorrerá a partir das 9h de terça. No primeiro dia, estão previstos painéis sobre casos de sucesso em fruticultura orgânica e microbiologia e genética de solo na cultura do café, além de palestras sobre sustentabilidade hídrica na agricultura e mercado e comercialização de cafés especiais.

O destaque do segundo dia é o Encontro de Mulheres do Café do Norte Pioneiro. Também estão programados painéis e palestras sobre temas variados, como certificações, produção de orgânicos, soluções tecnológicas para o café, biofábricas e fermentação. 

Na quinta-feira (20), além dos conteúdos voltados à fruticultura, mercado, produtos de origem animal e controle biológico de pragas, serão realizadas a divulgação dos resultados do leilão de cafés especiais e a premiação dos ganhadores da décima edição do Concurso Sabores do Norte Pioneiro. Oficinas presenciais de torra de cafés especiais, métodos de extração, extração e vaporização, e preparo de coquetéis com café serão realizadas nos três dias do evento.

A Feira de Sabores, com a exposição de cafés especiais e demais produtos diferenciados do agronegócio do norte pioneiro do Paraná, foi pensada para trazer mais visibilidade ao trabalho desenvolvido na região. O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, diz que é uma forma de incentivar e fortalecer a participação de lideranças e entidades na proposta de valor, que visa promover o desenvolvimento regional por meio da diferenciação da produção.

“O café deixa de ser o foco principal e divide espaço com os outros produtos diferenciados que temos aqui”, afirma. 

O cafeicultor e presidente da Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Paulo José Frasquetti, diz que a Feira de Sabores deve atrair um público diversificado para a Ficafé que, por dois anos, foi realizada de forma digital e, agora, retoma a programação presencial em Jacarezinho.

“A Feira de Sabores vem para somar, divulgar as IGs [Indicações Geográficas] do norte pioneiro, e mostrar a importância da diversificação da produção”, avalia.

Ficafé

O maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos principais do Brasil é uma realização da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Prefeitura de Jacarezinho, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar - Emater (IDR-Paraná) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, com patrocínio do Sebrae/PR. 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp