14/10/2022 às 15h29min - Atualizada em 15/10/2022 às 00h00min

Tabloide britânico transmite pé de alface apodrecendo ao vivo para comparar o tempo com a duração do governo atual do país

De acordo com o jornal, governo de Liz Truss deve durar menos de 35 dias, o tempo que leva para um pé de alface apodrecer.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/10/14/tabloide-britanico-transmite-pe-de-alface-apodrecendo-ao-vivo-para-comparar-o-tempo-com-a-duracao-do-governo-atual-do-pais.ghtml



De acordo com o jornal, governo de Liz Truss deve durar menos de 35 dias, o tempo que leva para um pé de alface apodrecer. Reprodução do vídeo do Daily Star com um pé de alface apodrecendo
Reprodução/Daily Star
O "Daily Star", um jornal em tabloide do Reino Unido, está transmitindo na internet um vídeo de um pé de alface ao lado de uma foto da primeira-ministra do país, Liz Truss, e pergunta o que vai durar mais: o pé de alface ou o governo da política do Partido Conservador.
Compartilhe esta reportagem pelo WhatsApp
Compartilhe esta reportagem pelo Telegram
De acordo com o jornal, as apostas hoje são de que o governo de Truss não terá mais do que 35 dias, o tempo que leva para um pé de alface apodrecer (é uma alface americana).
As eleições estão programadas apenas para janeiro de 2025, mas pode ser que o governo colapse e, então, sejam convocadas eleições antes do prazo.
Segundo a imprensa britânica, alguns membros de seu próprio partido já tentam destituí-la, dadas as desastrosas pesquisas que preveem uma derrota esmagadora para os conservadores nas próximas eleições legislativas.
FMI pede para Reino Unido rever pacote que corta impostos
LEIA TAMBÉM
Em meio a crise, nova primeira-ministra britânica demite ministro de Finanças
Liz Truss assume como premiê do Reino Unido em meio a crise de inflação no país
Entenda a crise do governo do Reino Unido
Liz Truss assumiu como primeira-ministra em 6 de setembro. As primeiras semanas de seu governo foram marcadas pela morte da rainha Elizabeth II, mas, depois do impacto do falecimento da rainha, vieram os anúncios da política fiscal do novo governo.
O governo apresentou um "mini-orçamento" com enormes cortes de impostos (isso seria compensado por um aumento de dívida). A proposta não foi bem recebida pelo mercado financeiro: a libra esterlina atingiu uma baixa histórica. O Fundo Monetário Internacional pediu para que Reino Unido revisasse suas decisões, e o Banco Central decidiu intervir para acalmar os mercados.
O fiasco financeiro agravou a crise do custo de vida do país. A inflação está em cerca de 10% ao ano.
Sob pressão do próprio partido, o governo voltou atrás em uma de suas medidas, uma redução de impostos para pessoas ricas. Truss havia baixado a alíquota máxima que poderia ser cobrada das pessoas muito ricas (ela fixou o valor em 45% para rendas acima de 150 mil libras (R$ 907 mil) ao ano.
Demissão do ministro das Finanças
Nesta sexta-feira, Liz Truss demitiu o ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng.
Kwarteng estava em Washington para participar das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, mas foi divulgado nesta sexta-feira que ele estava retornando a Londres um dia antes do planejado.
Como sinal de grande expectativa da mídia, os canais de notícias locais exibiram ao vivo o pouso do avião da British Airways em que ele chegou ao aeroporto de Heathrow, em Londres.
Pouco depois, foi anunciado que Truss concederia uma coletiva de imprensa à tarde, e muitos já especulavam que a chefe do Governo teria demitido seu ministro das Finanças e braço direito, na tentativa de se manter no cargo.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/10/14/tabloide-britanico-transmite-pe-de-alface-apodrecendo-ao-vivo-para-comparar-o-tempo-com-a-duracao-do-governo-atual-do-pais.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp