17/10/2022 às 08h43min - Atualizada em 17/10/2022 às 08h43min

​Ficafé começa nesta terça-feira

15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná tem início com a novidade da 1ª Feira Sabores Norte Pioneiro do Paraná

Assessoria
Divulgação
Tem início na próxima terça-feira (18) a 15ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé) e 1ª Feira Sabores Norte Pioneiro do Paraná, ambas realizadas em conjunto no Centro de Eventos de Jacarezinho, até o dia 20 de outubro. O evento acontece no formato presencial, mas também contará com transmissão online de conteúdos.

A grande novidade da Feira Sabores do Norte Pioneiro do Paraná contará com produtos diferenciados do agro – ou seja, produtos certificados e especiais da região – como cafés especiais, goiabas, morangos, produtos da agroindústria, produtos orgânicos, entre outros. O que todos estes produtos têm em comum é a validação por meio de certificações de qualidade e diferenciação, como por exemplo Indicações de procedência, Selo Alimentos do Paraná, certificação Global GAP, Orgânicos Brasil, dentre outras.

O evento contará com a exposição destes produtos diferenciados do agro, além das já tradicionais rodadas de negócios, exposição de máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura, degustação de cafés especiais, workshops, palestras, concurso e leilão de cafés especiais, e também networking entre os membros da cadeia produtiva. Outra novidade é o Ficafé CAST, o Podcast da Ficafé, onde assuntos importantes para o agro serão discutidos e transmitidos online.

O evento também contará com uma arena, onde expositores poderão falar aos produtores mais sobre seus produtos e cases de sucesso, além de outros conteúdos.

Neste contexto favorável, a expectativa sobre o evento é das melhores. “A Ficafé é o grande evento do agro no Norte Pioneiro. É um evento hoje de visibilidade nacional e que aborda bastante o processo de inovação e do mercado, com muitas possibilidades de conhecimento e negócio aos participantes, mas que tem como grande objetivo o desenvolvimento regional através desses ativos, de todo nosso potencial regional, que é o agro”, avalia o consultor do Sebrae/PR e um dos idealizadores do evento, Odemir Capello. 

“A ideia é que a gente não atraia somente os produtores de café, mas os produtores do agro em geral, até por termos uma programação técnica bem diversificada, com eventos de fruticultura, orgânicos, indústrias de alimentos, entre outras, além da grande novidade que é o espaço com os produtos diferenciados do agro, que são 20 produtos diferenciados. Por tudo isso a expectativa é que a gente praticamente dobre o público do evento com relação à última edição, imagino que batendo a marca de 3,5 mil visitantes durante os três dias”, completa. 

PROGRAMAÇÃO
A programação da Ficafé está prevista para ter início na terça-feira às 9h, com a abertura oficial da feira, seguindo com eventos variados até às 16h. Na quarta e na quinta-feira, novamente início das atividades às 9h seguindo até às 16h. O encerramento do evento será com a divulgação dos resultados do leilão de cafés especiais seguido pela premiação dos ganhadores do 10º Concurso Sabores do Norte Pioneiro, ambos na tarde de quinta. 

A entrada no evento é gratuita. A programação completa da feira e maiores detalhes sobre o evento podem ser encontrados no site oficial da Ficafé, www.ficafe.com.br, onde também podem ser feitas as inscrições até às 23h59 de segunda-feira (17).

A FEIRA
O maior evento de inovação em cafeicultura do Paraná e um dos maiores do Brasil é uma realização da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Cocenpp), Prefeitura de Jacarezinho, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, com patrocínio do Sebrae Nacional, e expositores como Mútua Paraná, CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) Paraná e CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), dentre diversos outros.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp