23/10/2022 às 23h01min - Atualizada em 24/10/2022 às 00h02min

Mineradores ficam presos em galeria subterrânea no Equador

'Devido ao colapso da mina Compañía Minera Florida del Señor de Roma, três pessoas ficaram bloqueadas por pedras e lama no interior do poço', indicou órgão de socorro. Mina fica na localidade de Zaruma, que pertence à província costeira de El Oro.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/10/23/mineradores-ficam-presos-em-galeria-subterranea-no-equador.ghtml


'Devido ao colapso da mina Compañía Minera Florida del Señor de Roma, três pessoas ficaram bloqueadas por pedras e lama no interior do poço', indicou órgão de socorro. Mina fica na localidade de Zaruma, que pertence à província costeira de El Oro. Três mineradores estão presos desde ontem em uma galeria subterrânea no Equador, onde ocorreu um deslizamento de pedras e lama, informou neste domingo o Serviço Nacional de Gestão de Riscos (SNGRE).
"Devido ao colapso da mina Compañía Minera Florida del Señor de Roma, três pessoas ficaram bloqueadas por pedras e lama no interior do poço", indicou o órgão de socorro, em comunicado enviado à AFP.
A mina fica na localidade de Zaruma, que pertence à província costeira de El Oro, uma das áreas equatorianas ricas em ouro. Segundo o SNGRE, água e materiais rochosos deslizaram a uma profundidade de 120 metros, onde se encontravam as três pessoas. "Suas condições de saúde são desconhecidas."
Socorristas de diversas instituições e funcionários da mineração continuavam os trabalhos de resgate, ressaltou o SNGRE.
"As tarefas de busca serão intensificadas sempre e quando as condições dentro da mina permitirem. Falemos de que haja linhas de vida, nesse caso, oxigênio, água e ventilação, o que é fundamental para poder realizar esse trabalho", expressou a governadora de El Oro, Mirtha Aristeguieta, em declarações publicadas pelo jornal equatoriano "El Universo".
A área de Zaruma apresenta sumidouros devido a túneis abertos por mineradores ilegais que atuam paralelamente a exploradores regulamentados. Dois supostos mineiros ilegais foram encontrados mortos em uma galeria em janeiro, quando um deles era procurado.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/10/23/mineradores-ficam-presos-em-galeria-subterranea-no-equador.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp