24/10/2022 às 19h21min - Atualizada em 25/10/2022 às 00h03min

A nova 'Lei dos Netos' que facilita cidadania europeia para descendentes de espanhóis

A nova lei da Memória Democrática aprovada na Espanha estende o acesso à cidadania a três grupos não abrangidos pela lei de 2007, que não está mais em vigor

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/10/24/a-nova-lei-dos-netos-que-facilita-cidadania-europeia-para-descendentes-de-espanhois.ghtml



A nova lei da Memória Democrática aprovada na Espanha estende o acesso à cidadania a três grupos não abrangidos pela lei de 2007, que não está mais em vigor Mulher com bandeira da Espanha
Getty Images/Via BBC
Uma nova lei, publicada na quinta-feira (20) no Diário Oficial da Espanha e chamada oficialmente de Lei da Memória Democrática, está sendo apelidada de "Lei dos Netos" por muitos veículos de comunicação.
Isso porque a nova legislação estende o acesso à nacionalidade espanhola a milhares de descendentes de espanhóis nascidos no exterior.
Compartilhe esta reportagem pelo WhatsApp
Compartilhe esta reportagem pelo Telegram
O regulamento estende as condições estipuladas na lei aprovada pela Espanha em 2007, que estabelecia a possibilidade da aquisição da nacionalidade por filhos de mãe ou pai de origem espanhola.
O benefício também poderia ser passado para os netos, desde que esses fossem menores de idade.
Com a mudança, porém, netos maiores de idade e familiares de vítimas da Guerra Civil Espanhola e do subsequente governo militar de Francisco Franco também podem ser beneficiados.
A nova lei facilita a obtenção de passaporte espanhol para três grupos:
O documento especifica que este procedimento deve ser formalizado no prazo de dois anos a contar da entrada em vigor da lei.
"No final deste período, o Conselho de Ministros pode acordar em prorrogá-lo por um ano", diz o texto.
Mulher com mala e bandeira da Espanha
Getty Images/Via BBC
Sem período preparatório
A nova lei foi aprovada pelo Senado espanhol com 128 votos a favor, 113 contra e 18 abstenções.
Até sua aprovação, os netos de espanhóis cujos pais, nascidos fora da Espanha, obtiveram a nacionalidade tinham as seguintes restrições de idade para acessar a cidadania:
A imprensa latino-americana, como o jornal Clarín da Argentina, destaca que, diferentemente da lei de 2007, que estabeleceu um prazo adicional para processar a nacionalidade espanhola até que os órgãos oficiais estivessem preparados para receber os novos pedidos e não está mais em vigor, a legislação vigente não criou nenhum período para preparação dos interessados.
Segundo especialistas em imigração, os países de onde se espera o maior número de requerimentos de cidadania a partir da mudança na legislação são Argentina, Cuba e México. Mas brasileiros que se enquadram nos novos requisitos também podem fazer a sua solicitação.
A imigração espanhola para o Brasil ocorreu em distintos momentos da história nacional, mas a principal onda se deu no final do século XIX e início do século XX.
Porém, durante a década de 1930, com a eclosão da Guerra Civil Espanhola, o afluxo de espanhóis ao Brasil também aumentou, principalmente com a vinda dos derrotados pelas forças franquistas.
Este texto foi publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63378420

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/10/24/a-nova-lei-dos-netos-que-facilita-cidadania-europeia-para-descendentes-de-espanhois.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp