24/10/2022 às 18h29min - Atualizada em 25/10/2022 às 00h05min

Prova Paraná Mais começa nesta semana e deve alcançar 350 mil alunos até novembro

Começa nesta terça-feira (25) a aplicação da Prova Paraná Mais para os estudantes da rede estadual de ensino. A avaliação teve sua última edição em 2019. Ela não foi aplicada em 2020 e 2021 devido aos impactos da pandemia no andamento dos respectivos anos letivos

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Prova-Parana-Mais-comeca-nesta-semana-e-deve-alcancar-350-mil-alunos-ate-novembro


Prova Paraná Mais começa nesta semana e deve alcançar 350 mil alunos até novembro


Eriksson Felipe Denk
seg, 24/10/2022 - 18:29

24/10/2022 - 18:30


A avaliação teve sua última edição em 2019. Ela não foi aplicada em 2020 e 2021 devido aos impactos da pandemia no andamento dos respectivos anos letivos. Na prática, além dos conteúdos abordados, a avaliação segue os mesmos parâmetros do Saeb, exame que define o Ideb.


Começa nesta terça-feira (25) a aplicação da Prova Paraná Mais para os estudantes da rede estadual de ensino. A avaliação teve sua última edição em 2019. Ela não foi aplicada em 2020 e 2021 devido aos impactos da pandemia no andamento dos respectivos anos letivos. A prova segue até o dia 3 de novembro, dependendo da instituição de ensino.



Diferente da Prova Paraná regular, aplicada para todos os alunos da rede a cada trimestre, a Prova Paraná Mais é direcionada aos estudantes no fim de cada etapa de ensino: 5º ano do fundamental, o último dos anos iniciais; 9º ano do fundamental, o último dos anos finais; e 3ª série do ensino médio (ou 4ª série para alguns do antigo formato). A avaliação também é focada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao contrário da edição regular, que abrange quase todos os componentes curriculares.



“A Prova Paraná Mais e a Prova Paraná têm muitas diferenças. A Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica do trimestre, ela avalia apenas os conteúdos daquele trimestre específico e a gente entrega para cada professor, para cada escola, esse resultado – é algo muito imediato", explica o diretor de Educação da Seed-PR, Roni Miranda.





“Já a Prova Paraná Mais é uma avaliação de desempenho, para ver os níveis de aprendizagem dos estudantes. O conteúdo avaliado para o ensino fundamental anos finais, por exemplo, vai desde o 6º até o 9º ano. Cai uma gama diversificada de conteúdos, é uma avaliação de etapa inteira”, finaliza o diretor, que destaca que a avaliação segue as matrizes de referência do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).



Na prática, além dos conteúdos abordados, a avaliação segue os mesmos parâmetros de aplicação do Saeb, exame aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).



Contando com os alunos do 5º ano das redes municipais, ao todo mais de 350 mil estudantes devem realizar a prova até o início do mês que vem, uma vez que cada colégio definiu a data de aplicação dentro do período entre 25/10 e 03/11.  





FORMATO – Para o 5º ano são 44 questões, sendo 22 de Língua Portuguesa e 22 de Matemática. Já para o 9º ano e ensino médio são 52 questões, sendo 26 de Língua Portuguesa e 26 de Matemática. A avaliação tem duração de 2h30.



GANHANDO O MUNDO – Além de possibilitar diagnosticar a qualidade da educação pública em todo o estado do Paraná, a Prova Paraná Mais retorna com uma novidade na edição de 2022. A nota da avaliação do 9º ano vai ser requisito para classificação da futura edição do programa Ganhando o Mundo, que terá o aumento na oferta de vagas, bem como dos destinos oferecidos para o intercâmbio.















Conteúdo replicado da Agência Estadual de Notícias via RSS



Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Prova-Parana-Mais-comeca-nesta-semana-e-deve-alcancar-350-mil-alunos-ate-novembro
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp