25/10/2022 às 16h21min - Atualizada em 25/10/2022 às 16h21min

Hospital São José inicia realização de cirurgias eletivas do SUS

Ação acontece após algumas reuniões entre o hospital e a 19ª Regional de Saúde

Assessoria
Divulgação
O Hospital São José, localizado no município de Carlópolis, foi reinaugurado em Abril de 2022, sob gestão da empresa CIS – Centro de Saúde Integrado. Desde então, atende a população local na Urgência e Emergência através de seu Pronto Atendimento.

A partir de setembro de 2022, após formalização de contrato com o Estado do Paraná, o hospital iniciou as internações de usuários do SUS - Sistema Único de Saúde, fazendo com que o Hospital São José pudesse ofertar vagas de avaliação e realização de cirurgias eletivas aos 22 municípios da 19ª Regional de Saúde, uma grande necessidade da população. 

Assim, foram realizadas algumas reuniões entre o hospital e a 19ª Regional de Saúde sobre as filas de cirurgias eletivas dos 22 municípios, onde o Hospital São José, disposto em contribuir para a resolutividade da situação, ofertou vagas para atendimento para algumas especialidades cirúrgicas já no mês de outubro. 

O agendamento dos pacientes para avaliação médica e realização de cirurgias eletivas, dentro da capacitação do hospital, é feito inteiramente através do Sistema de Regulação do Estado do Paraná – CARE pelos municípios.

As ofertas, neste primeiro momento, são de avaliação nas especialidades de Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia, mas o hospital ainda analisa a possibilidade de avaliar algumas outras especialidades cirúrgicas, como Otorrinolaringologia e Cirurgia Vascular.

Além da oferta de cirurgias, o hospital também iniciou as ofertas de exames de tomografia a pacientes do SUS, de forma eletiva, a partir de outubro.
O Hospital São José também iniciou um trabalho de acompanhamento, suporte e partos de gestantes de risco habitual, sendo referência para sete municípios, via pactuação dos gestores de saúde destes municípios, tendo previsão de adesão de mais dois municípios de nossa Regional de Saúde. As gestantes, classificadas como risco habitual, são encaminhadas ao hospital pelos municípios pactuados a partir da 32ª semana de gestação e tem acompanhamento multiprofissional até a realização do parto, no próprio hospital, com equipe capacitada. 

É importante ressaltar que esta parceria entre Estado do Paraná e o Hospital São José é fundamental para a gestão e celeridade das filas de espera do SUS dos municípios da 19ª Regional de Saúde, atendendo pacientes que aguardam por uma cirurgia já há algum tempo. Além, é claro, do fortalecimento da Rede Materno Infantil e do aumento da oferta de exames de tomografia.

Este é o SUS que queremos para nossa região, o SUS com qualidade, com equidade e universalidade, o SUS que dá a população o que ela precisa e devolvendo a ela a qualidade de vida que merece. O prefeito Hiroshi Kubo e o secretário estadual de saúde, Beto Preto foram de extrema importância para a parceria entre o hospital e o atendimento do SUS.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp