25/10/2022 às 20h12min - Atualizada em 26/10/2022 às 00h00min

Centro Cultural USP São Carlos recebe a exposição “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor”

Centro Cultural USP São Carlos recebe a exposição, em cartaz até 12 de novembro das 08h às 12h e das 14h às 18h, com entrada franca.

SALA DA NOTÍCIA ©2018 Portal da Cultura - Todos os Direitos Reservados
http://cultura.sc.usp.br/event/mauricio-nogueira-lima-forma-e-cor-resgata-as-experimentacoes-do-artista-no-campo-da-serigrafia/

O Instituto Maurício Nogueira Lima, com o apoio do PROAC Editais, prossegue com o ciclo de exposições “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor”, pelo estado de São Paulo, iniciado em maio de 2022.

Agora, a exposição segue para o Centro Cultural USP São Carlos, com serigrafias produzidas pelo artista entre as décadas de 1970 e 1990, além de outras peças do acervo do referido instituto.

Maurício Nogueira Lima (Recife, PE, 1930 – Campinas, SP 1999) foi arquiteto, pintor, desenhista, artista gráfico e professor universitário. Sua obra transita entre a pintura e a comunicação visual, construindo trabalhos a partir da abstração geométrica, da experimentação das cores e das imagens que percorrem os meios de comunicação de massa. Foi o mais jovem integrante do Grupo Ruptura, que reuniu, em São Paulo, artistas abstratos geométricos, no início da década de 1950.

A partir dos anos 1960, Lima passou a utilizar a serigrafia com o objetivo de atingir um público mais amplo com sua linguagem concreta. Para ele, a serigrafia era como um exercício, uma forma de reproduzir esse tipo de arte de uma maneira mais acessível (mais barata) a um público maior, incluindo setores de classe média, até então à margem desse mercado. As serigrafias abstratas que compõem a exposição são muito pouco conhecidas hoje, principalmente por terem sido realizadas sobre papel. Para o artista, elas são, antes de tudo, exercícios de pensar as formas.

A exposição será realizada em São Carlos, no Centro Cultural USP, com abertura no dia 21 de outubro, às 19h30 (entrada franca). Às 20h30, após a abertura, o público poderá participar de uma conversa aberta com a curadora da mostra, Stela Politano, e com o arquiteto e professor Yuri Quevedo, sobre o tema da exposição.

A visitação segue de outubro a 12 de novembro.

O Centro Cultural USP São Carlos fica na Avenida Dr. Carlos Botelho, 1495, Centro, em São Carlos, SP.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h, com entrada franca.


Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp