27/10/2022 às 14h40min - Atualizada em 27/10/2022 às 14h40min

​Boletim aponta quase 70 casos de Dengue no Norte Pineiro

Dados mostram que municípios da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho tem 19 casos e 18ª RS de Cornélio Procópio outros 49 pacientes com a doença

Marcelo Aguiar / Folha Extra
https://folhaextra.com/noticia/22099/boletim-aponta-quase-70-casos-de-dengue-no-norte-pineiro
Divulgação
Após passados os dias de chuvas e frio intenso, o sol volta dar as caras e o clima fica mais quente em diferentes regiões do Paraná. Se por um lado a temperatura agradável agrada muita gente, por outro um sinal de alerta está ligado em relação ao combate ao mosquito da Dengue.

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgou nesta terça-feira um novo boletim epidemiológio sobre a situação da doença no Paraná. Em uma semana, foram confirmados 56 novos casos de Dengue. Agora, ao todo são mais de 1,2 mil pessoas com a doença em 168 municípios paranaenses. Os números ainda mostram que há mais de 3,2 mil casos em investigação.

Ainda de acordo com o boletim, na região do Norte Pioneiro já foram registrados 68 casos da doença sendo 19 em municípios da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho e outros 49 em cidades que fazem parte da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio. Reunindo as duas RS, há ainda um total de 176 casos prováveis da doença.

Os dados de monitoramento da SESA ainda apontam que o município de Cambará está em alerta amarelo que significa risco médio para proliferação do mosquito Aedes Aegypti devido as condições climáticas.

A secretaria ainda ressaltou a importância da colaboração da comunidade no combate ao mosquito da dengue, sendo que as ações são simples e amplamente divulgadas. Além disso, estudos realizados pela SESA apontam que mais de 70% dos criadouros do mosquito são passíveis de eliminação sendo que os principais focos estão em vasos de plantas, pneus e lixo acumulado, ou seja, locais que acumulam água parada.

Além da Dengue, que é uma doença que pode levar a morte, o mosquito também é responsável pela transmissão da Chikungunya e do Zika Vírus, doenças que já registraram três casos no Paraná neste ano


 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp