01/11/2022 às 17h31min - Atualizada em 01/11/2022 às 17h31min

​Apesar da derrota, Jair Bolsonaro amplia votação no Norte Pioneiro

Atual presidente foi o mais votado em 20 dos 25 municípios na região, melhorando o desempenho eleitoral com relação ao primeiro turno, onde havia vencido em 15 municípios

Tribuna do Vale
A cidade de Quatiguá deu o maior percentual à Bolsonaro na região,65,47% dos votos válidos
O atual presidente da república e candidato derrotado nas eleições de 2022, Jair Bolsonaro, ampliou a votação obtida junto aos eleitores dos 25 municípios que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) no comparativo entre primeiro e segundo turnos, de acordo com levantamento da Tribuna do Vale.

Apesar do revés nacional, Bolsonaro melhorou consideravelmente seu desempenho eleitoral na região neste segundo turno, quando foi o mais votado para o cargo de presidente em 20 dos municípios – nos outros cinco, vitória do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva.

No primeiro turno Bolsonaro havia sido o preferido dos eleitores em 15 dos municípios da região. A mudança do candidato mais votado para presidente aconteceu em Barra do Jacaré, Conselheiro Mairinck, Jacarezinho, Japira e Siqueira Campos, que no primeiro turno tiveram o ex presidente Lula como mais votado.

Esses cinco municípios se juntam a Abatiá, Andirá, Cambará, Carlópolis, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Joaquim Távora, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Tomazina e Wenceslau Braz, onde Bolsonaro foi o mais votado tanto no primeiro como no segundo turno.

Já Lula foi vitorioso em apenas cinco municípios da região no segundo turno, repetindo a vitória do primeiro em Figueira, Jundiaí do Sul, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé e Santana do Itararé.

Em termos de votações, a vitória com maior percentual de Bolsonaro foi novamente em Quatiguá, onde o atual presidente obteve 65% dos votos válidos. O presidente eleito Lula, por sua vez, teve o melhor desempenho eleitoral em Jundiaí do Sul, onde obteve 58% dos votos válidos.
Já a votação mais equilibrada foi em Japira, onde Bolsonaro venceu com 50,7% dos votos válidos, contra 49,3% de Lula. Em números, 1.491 votos para o atual presidente, contra 1.450 para o presidente eleito.

No Paraná de forma geral foram 62,4% de votos válidos para Jair Bolsonaro contra 37,6% de votos válidos para Lula. Já computando as urnas de todo o Brasil Lula foi o vencedor com 50,9%, contra 49,1% de Bolsonaro – uma diferença numérica de pouco mais de 2 milhões de votos.

Confira o percentual de votos válidos de cada candidato por município da região:

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp