04/11/2022 às 11h58min - Atualizada em 04/11/2022 às 11h58min

​Atunorpi participa de encontros em Curitiba para fortalecer turismo do Norte Pioneiro

Presidente da entidade esteve reunido até com o vice governador Darci Piana

Assessoria
Assessoria
A Associação Turística do Norte Pioneiro do Paraná (Atunorpi), representada pelo presidente Welington Trautwein Bergamaschi, esteve na capital do estado em diversos encontros com o principal objetivo de fortalecer cada vez mais o turismo do Norte Pioneiro. Em um dos encontros, no dia 29 de setembro, Welington esteve com o vice-governador Darci Piana e com Elizeu Rocha, presidente do GT Religioso voltado ao turismo, braço do governo estadual.

Durante a reunião foi conversado sobre a importância da sinalização da Rota do Rosário, os projetos rodoviários e rural do trecho, apoio técnico do Senac ao projeto Pratos Oficiais dos municípios e sobre o Comitê da Bacia do Paranapanema. "Sou membro titular do comitê representando o Turismo. Abordamos assunto referente a investimentos com o recurso cobrado de consumidores da água da Bacia pelo comitê, que deverá ser investido na própria região desta bacia", explicou Welington.

Em outro encontro, no dia seguinte, dia 30 de setembro, Welington esteve com Luciano Cordeiro de Loyola, Chefe da Divisão de Geologia do Instituto Água e Terra Curitiba – Paraná, Gil Francisco Piekarz e Luiz Tadeu Cava, geólogos do IAT. Na ocasião, o presidente da Atunorpi recebeu o relatório das visitas técnicas sobre os geossítios do Norte Pioneiro, acontecidas em agosto em Ibaiti, Guapirama, Bandeirantes, Santo Antônio da Platina e Carlópolis.

Durante a visita à Curitiba, o presidente da Atunorpi ainda esteve na Paraná Turismo, onde se reuniu com a diretora de marketing e inovação, Patrícia Gusso e Isabella Tioqueta, diretora técnica da PTur. Foram tratados assuntos sobre a Área Especial de Interesse Turístico Angra Doce, rampas e trapiches nos cinco municípios paranaenses do projeto, parceria técnica para projeto dos pratos oficiais dos municípios, sinalização da Rota do Rosário, onde já tem licitação e aguarda autorização para iniciar, além de atualização sobre o GT Náutico e SP Boat Show.

“Sobre a sinalização da Rota do Rosário, nós estamos com o projeto e todo o recurso disponível para execução da obra. Tivemos a necessidade de aguardar o encerramento do pleito eleitoral, agora finalizado, segue os processos administrativos para que possamos iniciar a obra o mais rápido possível”, explicou Isabella Tioqueta.

Entre outras visitas, Wellington esteve na Sedest com Matheus onde conversaram sobre a estruturação da proposta para bacia hidrográfica. "Considerando a atuação da Associação Turística do Norte Pioneiro Do Paraná para o desenvolvimento do turismo de base sustentável, a reunião aconteceu para apresentar demandas pertinentes à região do Norte Pioneiro", explicou Welington.

Welington esteve ainda com Gustavo Ribas da Associação Paranaense de Geradores de Energia e Eugênio Stefanello, assessor da Sedest onde conversaram sobre a instalação de CGH e PCH em Tomazina e Ribeirão do Pinhal. A Central Geradora Hidrelétrica com Capacidade Instalada Reduzida (CGH) é o aproveitamento hidrelétrico cuja potência seja igual ou inferior a 5.000 kW.

Já a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) é o aproveitamento hidrelétrico com as seguintes características: I – potência instalada superior a 5.000 kW e igual ou inferior a 30.000 kW; e II – área de reservatório de até 13 km² (treze quilômetros quadrados), excluindo a calha do leito regular do rio.

Na Paraná Projetos, Welington se reuniu com a turismóloga Marta, arquiteta Lidiane e superintendente Deyvitt. Foram conversados sobre a sinalização turística do Angra Doce, projetos de trapiches e rampas públicas e projetos Mina Velha de Ibaiti. O presidente da Atunorpi se reuniu ainda com Vitor Tioqueta diretor do SEBRAE PR, Éverton de Souza, secretário da Sedest, Isabella Tioqueta da Paraná Turismo e Rafael Andreguetto, Diretor de Políticas Ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, onde falaram sobre parceria do Sebrae, municípios e IGR Atunorpi para o turismo no Norte Pioneiro.

“Visando o potencial da região a ATUNORPI- Associação Turística do Norte do Paraná que é uma entidade civil, caracterizada como associação de natureza turística, cultural e ambiental e tem por missão ser um órgão gestor de apoio às atividades, projetos e iniciativas de turismo na sua região de abrangência, bem como, orientar e estimular os associados para atuarem na construção do desenvolvimento sustentável do turismo local e regional, está sempre buscando novas parcerias e investimentos para a região, visando fortalecer a atividade turística, despertando novas vocações, impulsionando o reconhecimento de potenciais turísticos, procurando sempre minimizar os impactos negativos, promovendo a geração de renda e o desenvolvimento territorial, além dos benefícios para o meio ambiente e da possibilidade para novos negócios, como o aumento do potencial turístico de forma sustentável, a recuperação das bacias hidrográficas permite manter a água limpa e preservada”, finalizou Welington.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp