08/11/2022 às 22h08min - Atualizada em 09/11/2022 às 00h03min

VÍDEO: Festival das lanternas, na Tailândia, reúne mais de 8 mil pessoas

Tradição secular, celebração marca fim da estação das monções e início da estação fria na região.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/08/video-festival-das-lanternas-na-tailandia-reune-mais-de-8-mil-pessoas.ghtml


Tradição secular, celebração marca fim da estação das monções e início da estação fria na região. Festival das lanternas, na Tailândia, reúne mais de 8 mil pessoas
Na noite de terça-feira (8), mais de 8 mil pessoas, principalmente turistas, se reuniram na província de Chiang Mai, no norte da Tailândia, para participar do festival das lanternas. A celebração, chamada de Yee Peng em tailandês, acontece todos os anos na lua cheia do 12º mês lunar do ano calendário tradicional do país.
O festival marca o fim da estação das monções e o início da estação fria na região. Tradição antiga, o evento tem características relacionadas aos costumes do Reino Lanna, que durou do século 13 ao século 18.
Na celebração, os visitantes soltam as lanternas de papel, que flutuam em direção ao céu. Muitas vezes, as khom loi, como são chamadas em tailandês, contam com mensagens escritas pelos participantes.
"Acho que é um país muito bonito. Acho que há muita cultura, muita tradição e definitivamente há muito que você pode absorver e aprender. As pessoas também são muito humildes, muito respeitosas e isso é algo que, realmente, eu notei e levarei comigo", afirmou um turista norte-americano identificado apenas como Alejandro, que participou do evento.
O lançamento da lanterna na noite de lua cheia é um símbolo de desapego dos infortúnios e de boas-vindas à boa sorte no próximo ano. Neste ano, os frequentadores do festival foram agraciados com um eclipse lunar total, visível durante a celebração.
"Quando olhamos no Instagram, Tailândia, esta é uma das cinco melhores fotos que vemos. Então, é um grande sonho ver as lanternas no céu, é por isso que estamos aqui e acho que é um grande festival cultural e gostamos disso", disse Marcelo Birolli, turista brasileiro.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/08/video-festival-das-lanternas-na-tailandia-reune-mais-de-8-mil-pessoas.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp