09/11/2022 às 14h14min - Atualizada em 09/11/2022 às 14h14min

19ª Regional de Saúde e UENP estreitam relação para capacitação sobre hanseníase

Jivago França
Divulgação
Uma reunião entre representantes da 19ª Regional de Saúde com sede em Jacarezinho e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) visa estreitar ainda mais a parceria entre as entidades, desta vez para capacitação sobre hanseníase.

A reunião com presença da professora Sonia e do diretor Fabrício, além do chefe da 19ª Regional de Saúde (RS), Marcelo Nascimento e Silva falou sobre o diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença.

"Percebemos que hoje se faz necessário essa capacitação a todas equipes, profissionais médicos, enfermeiros, fisioterapeutas dos municípios, para que consigamos com isto melhorar principalmente o diagnóstico e para que se inicie o tratamento", disse Marcelo.

Segundo o chefe da 19ª RS, "o principal problema está na demora do diagnóstico o que atrasa para iniciar o tratamento e reflete em um desenvolvimento mais gravoso da doença", destacou.

"Com este tratamento precoce, também conseguimos reduzir a transmissão, pois já inicia o acompanhamento dos familiares e daqueles que tem contato. Ressalto a extrema importância dessa parceria entre regional de saúde e a universidade", frisou Marcelo.

Ainda conforme Marcelo, será programado para início do mês de dezembro, a princípio, duas reuniões. A região do Norte Pioneiro será dividida em dois grupos para que seja feita uma capacitação teórica, mas também prática
 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp