10/11/2022 às 21h29min - Atualizada em 11/11/2022 às 00h02min

Ucrânia afirma que fez avanços em Kherson, onde a Rússia iniciou a retirada de suas tropas

A Ucrânia reivindicou a tomada de 40 localidades. Os russos devem ir para a margem leste do rio Dniper.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/11/10/ucrania-afirma-que-fez-avancos-em-kherson-onde-a-russia-iniciou-a-retirada-de-suas-tropas.ghtml



A Ucrânia reivindicou a tomada de 40 localidades. Os russos devem ir para a margem leste do rio Dniper. Rússia declara início da retirada de Kherson, no sul da Ucrânia
A Ucrânia reivindicou, nesta quinta-feira (10), a recuperação de mais de 40 localidades no sul do país, onde as tropas russas iniciaram uma retirada da província de Kherson.
Essa movimentação é considerada um revés para o presidente Vladimir Putin.
Volodymyr Zelensky, o presidente ucraniano, fez um pronunciamento para dizer que 41 localidades forma libertadas da ocupação russa.
Ucranianos atacam os russos perto de Kherson, em 9 de novembro de 2022
Viacheslav Ratynskyi/Reuters
Anúncio de retirada
O exército russo anunciou nesta quinta que começa a se retirar da província de Kherson. O Ministério da Defesa indicou em comunicado que suas unidades estavam se transferindo "para posições estabelecidas na margem esquerda [no leste] do rio Dnieper, conforme o plano aprovado" na véspera.
A retirada inclui a cidade de Kherson, a única capital regional tomada pela Rússia desde o início de sua ofensiva na Ucrânia no final de fevereiro.
Moscou pretende consolidar suas posições estabelecendo uma linha de defesa atrás do rio Dnieper, um obstáculo natural.
O general Oleksiy Hromov, representante do Estado-Maior ucraniano, afirmou que o governo russo não iria confirmar e nem desmentir a informação sobre a retirada das tropas russas, mas ele afirmou que, de costas para o Dnieper, os russos não tiveram escolha a não ser fugir.
Desde setembro, as tropas russas enfrentam uma grande contraofensiva de Kiev na região.
Cidade estratégica
Kherson tem importância estratégica por fazer fronteira com a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e era até agora o maior troféu de campanha dos russos na ofensiva iniciada em 24 de fevereiro.
Em Mykolaiv, uma grande cidade do sul da Ucrânia, localizada cerca de 100 quilômetros a noroeste de Kherson, os habitantes também expressam cautela.
O Kremlin não comentou o assunto e cancelou a entrevista coletiva diária de seu porta-voz nesta quinta-feira.
Se a Rússia perder Kherson, a Ucrânia recupera um importante ponto de acesso ao Mar de Azov e Vladimir Putin perde uma de suas maiores vitórias desde o início da ofensiva.
A retirada também expõe o restante das tropas russas na região de Kherson e levanta questões sobre a capacidade de Moscou de controlar o território, que é uma das quatro áreas ucranianas que a Rússia anunciou ter anexado em setembro.
Conversas de paz?
Na região de Donbass, no leste da Ucrânia, a Rússia tenta há várias semanas conquistar Bakhmut, cidade que tinha 70 mil habitantes antes da invasão.
Na província vizinha de Luhansk, no entanto, as tropas de Kiev avançaram "até 2 quilômetros no último dia", disse o general Hromov, representante do Estado-Maior ucraniano.
Os êxitos de Kiev revivem as especulações sobre a retomada das negociações de paz. Alguns meios de comunicação até afirmam que o Ocidente está pressionando a Ucrânia para aceitá-los.
Durante o seu pronunciamento na noite desta quinta, Zelensky insinuou que não descartava voltar à mesa de negociações se a Ucrânia recuperar todo o seu território.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/11/10/ucrania-afirma-que-fez-avancos-em-kherson-onde-a-russia-iniciou-a-retirada-de-suas-tropas.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp