11/11/2022 às 22h25min - Atualizada em 12/11/2022 às 00h02min

Em Salvador, estudantes confeccionam bandeira verde e amarela gigante e mantêm tradição desde a Copa de 1986

Bandeirão de três mil metros de tecido vai desfilar com direito a trio elétrico pelas ruas da Cidade Baixa, em Salvador.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/11/11/em-salvador-estudantes-confeccionam-bandeira-verde-e-amarela-gigante-e-mantem-tradicao-desde-a-copa-de-1986.ghtml



Bandeirão de três mil metros de tecido vai desfilar com direito a trio elétrico pelas ruas da Cidade Baixa, em Salvador. Comunidade de Salvador faz bandeirão para comemorar a Copa do Mundo
A nove dias do começo da Copa do Mundo do Qatar, estudantes de uma escola do bairro de Roma, na Cidade Baixa, em Salvador, fizeram os últimos ajustes para uma tradição que chegará à sua décima Copa do Mundo: a confecção de uma bandeira verde e amarela gigante para um desfile pelas ruas da região até a Igreja do Bonfim.
Os alunos se mobilizam para o evento que ocorre a cada quatro anos. Moradores vizinhos da escola também fazem parte do processo. "De quatro em quatro anos, a gente participa dessa maravilha que é muito importante participar", conta dona Margarida, vizinha da escola.
Ao lado da bisneta, a idosa observou o 'treinamento' para o dia do desfile. Para carregar a bandeira são necessários cerca de 300 estudantes. A confecção do equipamento é feita em um trabalho pedagógico com o tema 'Copa do Mundo'.
Cada matéria faz uma abordagem diferente de todos os 32 países envolvidos no Mundial de futebol. A tradição começou na Copa de 1986 e a bandeira que vai desfilar neste ano ainda tem retalhos da bandeira original, feita para a Copa do México.
Bandeirão de estudantes na cidade baixa de Salvador
TV Bahia
Apesar do tropeço da Seleção na Copa de 1986, quando o Brasil perdeu nas quartas de finais para a França, o bandeirão caiu no gosto popular e se tornou uma marca da comunidade.
O ensaio desta semana já movimentou o bairro e deixou a rua com clima de copa. O desfile oficial será no dia 19 de novembro, véspera do início da Copa. À frente da organização desde a Copa de 86, a professora Lia promete um grande evento no desfile.
"Vai ter trio elétrico, vai ter banda, vai ter gente dançando, os meninos fantasiados. Vamos desfilar até a Igreja do Bonfim. Vai ser uma senhora festa", promete a professora.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia ?

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2022/11/11/em-salvador-estudantes-confeccionam-bandeira-verde-e-amarela-gigante-e-mantem-tradicao-desde-a-copa-de-1986.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp