16/11/2022 às 20h48min - Atualizada em 17/11/2022 às 00h02min

Lei que protege casamentos LGBTQ+ avança no Senado dos EUA

Se aprovada, legislação servirá como respaldo legal contra qualquer ação futura da Suprema Corte que ameace direito a uniões inter-raciais e entre pessoas do mesmo sexo.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/16/lei-que-protege-casamentos-lgbtq-avanca-no-senado-dos-eua.ghtml



Se aprovada, legislação servirá como respaldo legal contra qualquer ação futura da Suprema Corte que ameace direito a uniões inter-raciais e entre pessoas do mesmo sexo. O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, fala aos repórteres no Capitólio em Washington, terça-feira, 15 de novembro de 2022
AP Photo/J. Scott Applewhite
O Senado dos Estados Unidos votou nesta quarta-feira (16) a favor de um projeto de lei que protege o reconhecimento federal do casamento entre pessoas do mesmo sexo e uniões inter-raciais, a Lei do Respeito ao Casamento.
Doze republicanos votaram com todos os democratas para avançar na legislação, o que significa que uma votação final pode ocorrer ainda nesta semana ou no fim deste mês. O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, disse que o projeto de lei é uma chance para o Senado “viver de acordo com seus ideais mais elevados” e proteger a igualdade no casamento para todas as pessoas.
O projeto de lei ganhou força desde a decisão da Suprema Corte em junho que anulou o direito federal ao aborto. À ocasião, uma fala do juiz Clarence Thomas deu a entender que uma decisão anterior do Tribunal Superior que protege o casamento entre pessoas do mesmo sexo também estaria sob ameaça.
Isso porque, também foi após uma decisão da Suprema Corte de 2015 que os casamentos LGBTQ+ se tornaram uma possibilidade nos EUA. Se aprovada, a legislação servirá como um respaldo legal contra qualquer ação futura da Suprema Corte, exigindo que o governo federal reconheça qualquer casamento que seja legal no estado em que for realizado. Ainda assim, a lei não poderá impedir os estados de proibir essas uniões.
O projeto de lei terá que passar por vários outros obstáculos processuais no Senado antes de retornar à Câmara para aprovação final. Só depois disso o projeto será avaliado pelo presidente.
Em comunicado após a votação, o presidente Joe Biden disse que assinará o projeto de lei assim que for aprovado. “Amor é amor, e os americanos deveriam ter o direito de se casar com a pessoa que amam”, afirmou.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/16/lei-que-protege-casamentos-lgbtq-avanca-no-senado-dos-eua.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp