23/11/2022 às 09h54min - Atualizada em 23/11/2022 às 09h54min

NRE de Jacarezinho realiza palestra com psicanalista

Em pauta o bem-estar mental dos profissionais da educação

Assessoria
O Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho (NRE), chefiado pela professora Ana Maria Molini, realizou no último dia 10 de novembro uma atividade interna de estudos, planejamento e ações voltadas para a saúde mental e coordenadas pela pasta de direitos humanos. 

Na ocasião, o psicanalista Marcelo Moya foi convidado para ministrar a palestra “Professores à Beira de um Ataque dos Nervos”, título inspirado em um filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar. Moya fez uma breve exposição de algumas informações relevantes sobre bem-estar mental com objetivo de conscientizar os ouvintes sobre os potenciais riscos e prevenção à vida psíquica.

Passando pelos temas da depressão, ansiedade e suicídio, é na visão da psicanálise que o sofrimento mental é pensado dentre outros aspectos, na maneira de como pensamos e lidamos com nossas experiências emocionais negativas que podem tornar nosso mundo interno inquietante e perturbador.

No contexto da educação, somente no ano passado houve um aumento de quase 70% na quantidade de professores afastados por questões de ordem mental, tais como transtornos de ansiedades, síndrome do pânico, toc, fobia social, quadros depressivos de moderados a severos, entre outros.

Ressaltou o impacto da pandemia e pós-pandemia na comunidade escolar, bem como os dramas pessoais, familiares, autoestima, transformações sociais, modo de vida, estresse, carga de trabalho, insegurança, pressão social e profissional, as demandas da vida escolar, desvalorização da categoria e o sentimento de impotência como preponderantes na vida do educador. 

Também comentou que a ausência das figuras de referência, vulnerabilidade social, crise ética, enfraquecimento das estruturas familiares, novas demandas da vida moderna, aceleradas mudanças de comportamento da sociedade e modos de relação conturbados estão influenciando diretamente na qualidade do ambiente escolar e na saúde física e mental do professor.

E por fim, o psicanalista destacou algumas razões fundamentais para um profissional da educação incluir o bem-estar mental na pauta de suas prioridades, considerando a experiência da análise uma alternativa possível.

Marcelo Moya, que é psicanalista, membro efetivo do Instituto Ékatus de São Paulo e docente na Escola Paulista de Psicanálise, atualmente reside em Jacarezinho onde atende presencialmente na Clínica São Bento 2 e por mediação digital (on-line) para pessoas de outras localidades.

Através de seu projeto de palestras sociais, já percorreu dezenas de escolas e instituições públicas, privadas e de serviço com uma variedade de temas com base na psicanálise, saúde emocional, família e educação. Além da palestra em questão, “Limite e afeto no desenvolvimento emocional dos filhos” e “Des-conectados: o impacto das novas tecnologias nas dinâmicas familiares”, ambas voltadas para pais e educadores, também estão entre as mais solicitadas pelas instituições de ensino. Informações pelo WhatsApp 43.9.9102-6577. 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp