26/11/2022 às 21h29min - Atualizada em 27/11/2022 às 00h01min

Irã liberta jogador de futebol e militante presos por apoiarem protestos no país

Voria Ghafouri jogou 28 vezes pelo Irã até 2019 e foi preso acusado de fazer "propaganda" contra a República Islâmica.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/26/ira-liberta-jogador-de-futebol-e-militante-presos-por-apoiarem-protestos-no-pais.ghtml



Voria Ghafouri jogou 28 vezes pelo Irã até 2019 e foi preso acusado de fazer "propaganda" contra a República Islâmica. Manifestantes protestam durante funeral de três iranianos mortos baleados durante manifestação na província de Khuzenstão, no Irã, em 18 de novembro de 2022.
Alireza Mohammadi/ AFP
Autoridades iranianas libertaram neste sábado (26), sob fiança, o jogador de futebol e o dissidente Hossein Ronaghi. Os dois foram detidos em repressão aos protestos que ocorrem no Irã desde setembro, após a morte de Mahsa Amini.
Entenda:
Durante protesto, torcedores do Irã são repreendidos antes da partida contra Gales
Irã envia mais tropas para a região curda; protestos continuam no país
A prisão do jogador Ghafouri, que é curdo e se manifestou em apoio às manifestações, na quinta-feira (24) causou indignação no país, que disputa a Copa do Mundo. Na sexta-feira, o Irã venceu o País de Gales por 2 a 0.
Ronaghi, por sua vez, estava detido desde 24 de setembro. Ele fazia uma greve de fome que durou pouco mais de dois meses.
"Voria Ghafouri e Hossein Ronaghi foram libertados sob fiança", disse a agência de notícias iraniana Fars em suas redes sociais. O jornal iraniano Shargh também noticiou que Ghafouri foi libertado.
"Hossein foi libertado esta noite sob fiança para se submeter a tratamento", tuitou Hassan, irmão de Hossein Ronaghi. O pai deles, Ahmad, postou uma foto de Hossein no hospital, dizendo que ele havia recebido alta após a greve de fome que durou 64 dias.
Torcedora do Irã é impedida de entrar em jogo da Copa por usar camiseta com protesto
Ghafouri, que jogou 28 vezes pelo Irã até 2019, foi preso após um treino de seu time Foolad, da província do Cuzistão, acusado de fazer "propaganda" contra a República Islâmica.
Já Ronaghi tem 37 anos e é colaborador do jornal The Wall Street Journal. Ele é há anos um dos críticos mais destemidos do Irã que ainda vive no país.
O Irã vive uma onda de protestos desde a morte, em 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma jovem curda iraniana de 22 anos, três dias depois de ser detida pela polícia em Teerã. Ela foi acusada de violar o rígido código de vestimenta em vigor no país.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/26/ira-liberta-jogador-de-futebol-e-militante-presos-por-apoiarem-protestos-no-pais.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp