26/11/2022 às 18h31min - Atualizada em 27/11/2022 às 00h01min

China doa 100 milhões de dólares a Cuba

O ministro da Economia ressaltou que valor será destinado a "prioridades" da economia da ilha, que enfrenta a sua pior crise econômica em três décadas.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/26/china-doa-100-milhoes-de-dolares-a-cuba.ghtml



O ministro da Economia ressaltou que valor será destinado a "prioridades" da economia da ilha, que enfrenta a sua pior crise econômica em três décadas. Miguel Díaz-Canel também visitou Argélia, Rússia e Turquia
Alexandre Meneghini/Reuters
A China doou cerca de 100 milhões de dólares a Cuba durante a visita oficial ao gigante asiático que o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, acaba de concluir, anunciou neste sábado (26) o seu vice-primeiro-ministro, Alejandro Gil.
Durante as conversas oficiais que Díaz-Canel manteve, na sexta-feira (25), com o chinês Xi Jinping foi relatada "uma doação da parte chinesa a nosso país na ordem de 100 milhões de dólares", disse Gil em declarações transmitidas pela televisão cubana.
O também ministro da Economia ressaltou que este donativo será destinado a "prioridades" da economia da ilha, que enfrenta a sua pior crise econômica em três décadas, devido ao reforço do embargo dos Estados Unidos, em vigor desde 1962, e ao impacto da pandemia do coronavírus.
A visita do presidente cubano à China faz parte de uma turnê internacional que também o levou à Argélia, Rússia e Turquia, com o interesse de fortalecer o crítico setor energético, que desde maio sofre com uma forte crise de geração de eletricidade, traduzida em apagões e escassez de combustível.
Presidentes da Rússia e de Cuba inauguram estátua de Fidel Castro em Moscou e prometem estreitar laços
Vitória de Lula consolida mudança no eixo político da América Latina
Copa do Mundo e Covid: por que 'normalidade' em torneio gera frustração entre chineses com restrições
Gil informou que durante a visita os dois países assinaram "doze instrumentos jurídicos", alguns dos quais "vinculados à reabertura de novos financiamentos" para investimentos chineses em Cuba.
Da mesma forma, acrescentou, as partes abordaram a "questão da dívida" que a ilha adquiriu durante "estes anos" com a China, cujo montante não foi divulgado.
"Nosso presidente explicou a situação que estamos enfrentando, houve entendimento do lado chinês e vamos abordar posições para que possamos encontrar fórmulas mutuamente aceitáveis para ordenação e reestruturação de dívidas", acrescentou Gil.
A China é o segundo maior parceiro comercial da ilha, depois da Venezuela, e um forte aliado político.
Além disso, durante a visita de Díaz-Canel à Argélia, o presidente Abdelmadjid Tebboune anunciou a retomada do fornecimento de combustível a Cuba, a doação de uma usina de energia solar à ilha e o cancelamento dos juros da dívida cubana, cujo valor também não foi revelado.
VÍDEOS: veja os mais recentes do g1

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/11/26/china-doa-100-milhoes-de-dolares-a-cuba.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp