08/12/2022 às 11h00min - Atualizada em 08/12/2022 às 11h00min

Exército brasileiro convoca reservistas para o EXAR 2022

Assessoria
Divulgação
Quem serviu na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica e se afastou do serviço ativo nos últimos cinco anos (de 1º de dezembro de 2017 a 30 de novembro de 2022) deve atualizar seus dados junto às Forças Armadas. O procedimento pode ser realizado de 09 até 16 de dezembro (presencialmente) ou até 31 de janeiro (pela internet).

Realizado anualmente, o EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva) objetiva praticar o mecanismo de convocação e avaliar a eficiência do sistema de mobilização das Forças Armadas, além de cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva.

O atendimento presencial em Jacarezinho é na Junta do Serviço Militar, localizada anexo a Prefeitura Municipal (Rua Coronel Baptista, 335 - Centro). Já pela internet, o EXAR pode ser feito por meio do site www.exarnet.eb.mil.br.

Lembrando que as quatro primeiras apresentações podem ser realizadas pela internet (preferencialmente), sendo que a quinta e última apresentação obrigatoriamente deverá ser realizada presencialmente no quartel ou na Junta de Serviço Militar.

O exercício envolve a atualização de dados pessoais como endereço, telefone, grau de escolaridade e formação, entre outros. O EXAR é obrigatório para todos os reservistas das três Forças Armadas.

Quem perder o prazo poderá fazer o EXAR posteriormente em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar, mediante o pagamento de multa pelo atraso.

Portadores de certificados de dispensa de incorporação classificados em "Situação Especial" e todos os reservistas de primeira e segunda categorias devem ficar em dia com suas obrigações militares. Os reservistas de primeira categoria são os que serviram em organizações militares da ativa, como batalhões. Os reservistas de segunda categoria são aqueles que prestaram o serviço militar nos Tiros de Guerra.  

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp