16/12/2022 às 11h22min - Atualizada em 16/12/2022 às 11h22min

​UENP recebe 37º Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho

A exposição do 37º Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho segue até o dia 16 de janeiro de 2023

Assessoria
Assessoria
Na quarta-feira, 14 de dezembro, foi realizada a abertura do 37º Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho, que acontece no Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná. Localizado no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, o Museu recebe 26 obras de 15 artistas selecionados e premiados. A exposição segue até o dia 16 de janeiro de 2023.

O Salão de Artes Plásticas nasceu com o objetivo de fomentar e difundir a produção artística local e tem procurado aprimorar seu processo curatorial, em consonância com as tendências de vanguarda, com o intuito de se tornar um centro difusor da cultura no interior do Paraná, em especial na região do Norte Pioneiro.

O diretor de cultura da UENP, James Rios, destacou que “é uma satisfação imensa acolher o Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho no Museu de Arte da UENP. Esse Salão tem uma importância muito grande, pois significa a manutenção de uma das mais importantes políticas públicas de cultura do município no âmbito das artes plásticas”, frisou.

O gerente executivo do SESC Jacarezinho, José Dimas Fonseca, falou sobre a parceria com o município e a universidade para a realização do evento. “Uma das cinco grandes áreas do SESC é a cultura, por isso também é papel da nossa instituição fomentar a cultura. É uma alegria muito grande estar aqui e é motivo de muito orgulho poder contribuir com esse evento tão importante”, disse.

O diretor de Cultura de Jacarezinho, Vagner Luiz de Siqueira, ressaltou que “essa é uma edição muito importante, muito expressiva do Salão. É uma honra para nós fazermos parte disso. Jacarezinho é uma das poucas cidades que promovem esse tipo de ação. É uma alegria muito grande ter esses artistas aqui em Jacarezinho”.

O diretor de Turismo de Jacarezinho, Fabiano Oliveira, parabenizou a organização pelo evento e recordou que o Salão de Jacarezinho é um dos mais tradicionais do Paraná. “Quando saímos de Jacarezinho, ouvimos sempre referências ao seu Salão de Artes Plásticas. Gostaria de parabenizar a organização e dizer que estamos à disposição para valorizar esse viés cultural que o município tem”, disse.

Obras

Nesta edição, três obras foram premiadas e outras doze foram selecionadas por Luiz Lavalle Filho, Viviane Guilhermina Teixeira Feitosa e Luiz Gustavo Vardânega Pinto. As obras oferecem ao público a possibilidade de tomar contato com expressões artísticas que expressam, por meio da singularidade de cada artista, múltiplas visões de mundo.

Os artistas premiados foram Renato Gosling, de São Paulo; Carlão Grafiti, de Cambará; e Di Carmine, de Cornélio Procópio. A aluna do terceiro ano do curso de Filosofia da UENP, Maria Eduarda dos Santos, teve seu quadro “Pantanal” dentre as obras selecionadas para o Salão.

O Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho ocorre por meio da parceria entre a UENP, Prefeitura de Jacarezinho e o SESC.O Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná fica na Avenida Marciano de Barros, nº 700, Bairro Estação, em Jacarezinho.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp