21/12/2022 às 11h51min - Atualizada em 21/12/2022 às 11h51min

​Colombiano conclui Mestrado em Ensino da UENP

Assessoria
Assessoria
O estudante Jesús David Perilla Nieves, de Bogotá (Colômbia), realizou, no dia 1º de dezembro, a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada “Compreensão e construção de conceitos biológicos a partir das TDIC baseadas no modelo TPACK (Technological Pedagogical and Content Knowledge)”, juntamente com o Produto Educacional denominado “Curso das TDIC Baseadas no modelo TPACK (Technological Pedagogical and Content Knowledge): uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ecosismweb”.

Aprovado no processo seletivo de 2021, como estudante regular do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná, o biólogo colombiano é o primeiro estudante estrangeiro a concluir o curso de Mestrado Profissional em Ensino da UENP. O aluno integralizou todos os componentes formativos e implementou seu Produto Educacional junto aos estudantes do curso de Graduação em Ciências Biológicas da UENP, Campus Cornélio Procópio, além de realizar oficinas de realidade virtual e realidade aumentada para acadêmicos do mesmo curso.

A banca, composta pelo orientador, professor Lucken Bueno Lucas, professora Selma dos Santos Rosa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo professor Rodrigo de Souza Poletto, da UENP, destacou a qualidade da pesquisa desenvolvida, com impacto direto na formação inicial de professores de Ciências e Biologia, evidenciando inúmeras possibilidades de replicação e desdobramentos.

Para o orientador, a vinda de Jesus Nieves para o PPGEN é mais uma atividade de vanguarda do Programa. “O Mestrado Profissional em Ensino já havia enviado uma estudante para realizar parte da pesquisa no Canadá, mas essa foi a primeira experiência com um estrangeiro que concluiu os estudos no PPGEN”, destacou. Segundo o professor, “além dos benefícios acadêmicos bilaterais, que foram inúmeros, ganhou-se muito com a experiência humana, com o compartilhamento de ideias e culturas”.

Para Jesus Davi, que regressou à Bogotá no último dia 02 de dezembro, poder realizar este processo de internacionalização no PPGEN foi uma das oportunidades mais geniais e únicas que teve. “Representou um enriquecimento pessoal, profissional e acadêmico inefável que ficará para sempre em minhas recordações. Esse período irá me orientar também para novas experiências de vida e acadêmicas da melhor forma possível, uma vez que, dentro das dinâmicas mais representativas, essa me permitiu abrir uma janela para o mundo investigativo de maneira mais ampla dentro do intercâmbio de conhecimentos, experiências, costumes e linguagens. Minha gratidão eterna ao meu orientador, Luken Bueno Lucas, à professora Simone Luccas, ao professor Rodrigo Poletto, aos meus outros professores do mestrado, meus companheiros de turma, o administrativo e todas as pessoas que fizeram possível e foram parte essencial desta etapa e experiência que me permitiu obter meu mestrado", destacou Jesus.

Os meses de permanência do estudante no Brasil foram custeados pelo próprio PPGEN/UENP, com recursos oriundos principalmente de inscrições de processos seletivos, além do apoio do Campus de Cornélio Procópio, imprescindível para a sua permanência no período necessário. Todo esse investimento traduz os esforços do PPGEN na perspectiva da internacionalização, a fim de consolidar sua meta de formar recursos humanos altamente qualificados para a docência.

Segundo o coordenador do PPGEN, professor Rudolph dos Santos Gomes Pereira, com mais essa atividade, o Programa conseguiu concluir com antecedência todas as ações previstas e descritas no Plano de Internacionalização instituído para os quadriênios avaliativos de 2017-2020 e 2021-2024, junto à CAPES. “Essa conquista resulta de muito trabalho do corpo docente, da equipe da secretaria e dos próprios estudantes. Quem acompanhou a estadia de Jesus no PPGEN pode testemunhar os benefícios de mais essa importante ação de internacionalização do Programa. Agradecemos a todos os professores, servidores e estagiários que de alguma forma colaboraram para o sucesso de mais essa experiência positiva”, finalizou o coordenador.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp