21/08/2020 às 16h22min - Atualizada em 21/08/2020 às 16h22min

​Com apoio de tecnologia e denúncias, CPFL Santa Cruz regulariza 77 fraudes no 1º semestre na região de Ourinhos

Distribuidora, em parceria com a polícia, desenvolveu ações que possibilitaram combater os “gatos” e recuperar um volume de energia suficiente para abastecer mais de 8,5 mil residências por um mês

Assessoria
Imagem ilustrativa / Google imagens
Ourinhos, 21 de agosto de 2020. Os investimentos da CPFL Santa Cruz no uso de inteligência, tecnologia e canais de denúncias resultaram em uma maior eficiência de suas ações de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”. Tanto que, no primeiro semestre deste ano, a companhia conseguiu regularizar 77 fraudes e recuperar 1,2 GWh na região de Ourinhos. O volume, obtido em quase 2 mil inspeções, seria suficiente para abastecer 8.520 residências durante um mês.

“A CPFL Santa Cruz realiza constantemente importantes ações de combate às fraudes e furtos em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais, que têm auxiliado significativamente o trabalho. A empresa também investiu em novas tecnologias e treinamento das equipes, aprimorando seus processos de monitoramento e análise”, afirma Carlos Zamboni Neto, presidente da distribuidora.

“Estamos continuamente melhorando nossos modelos de detecção de fraudes, e isso, somado a apuração de algumas denúncias, faz com que possamos inibir esses furtos, que além de serem crime, podem prejudicar uma região trazendo instabilidade na energia e riscos à segurança da população”, ressalta Rafael Lazzaretti, diretor comercial do grupo.

Entre os municípios com maior recuperação de energia na região, a cidade de Ourinhos registrou 235 MWh, ficando em primeiro lugar. Santa Cruz do Rio pardo ocupa a segunda posição com 230 MWh. Piraju é a terceira da lista com 175 MWh, enquanto Avaré, com 127 MWh, seguida por Jacarezinho, com 70 MWh, fecham o ranking.



Geral. No primeiro semestre de 2020, após mais de 4 mil inspeções realizadas, a recuperação de energia em toda a área de atuação da companhia foi de 3 GWh, o que abasteceria 20.040 residências por um mês. As dez cidades com maior recuperação de energia da CPFL Santa Cruz nesse período são:



Em 2019, a distribuidora recuperou 5,6 GWh de energia, suficiente para abastecer 37.692 residências por mês.

Eficiência. O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resultam em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise. Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais. Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.

Essas ações, aliadas aos diversos projetos de blindagem de rede e de medição implementados pela companhia, como o projeto das Caixas Blindadas e atuação em clientes sem contratos (clandestinos), permitem diminuir a necessidade de inspeções in loco. As tecnologias de monitoramento contínuo e à distância permitem que a distribuidora aumente a produtividade das equipes, intensifique suas iniciativas contra o crime sem a necessidade de deslocar os técnicos e evite a reincidência de furtos.

Crime. Fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão. Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.

As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece a ação como uma "perda comercial", e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas.

Clientes da CPFL Santa Cruz podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail [email protected]​.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp