01/01/2023 às 16h25min - Atualizada em 02/01/2023 às 00h01min

Venezuela e Colômbia completam reabertura de fronteira

As duas nações reataram relações após a chegada ao poder do esquerdista Gustavo Petro, que prometeu "normalizar" a fronteira afetada por grupos armados e pelo contrabando.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/01/venezuela-e-colombia-completam-reabertura-de-fronteira-entre-paises.ghtml



As duas nações reataram relações após a chegada ao poder do esquerdista Gustavo Petro, que prometeu "normalizar" a fronteira afetada por grupos armados e pelo contrabando. Crianças brincam com seus skates durante a reabertura da ponte binacional Coronel Atanasio Girardot em Ureña, na Venezuela, em 1º de janeiro de 2023
REUTERS/Juan Pablo Bayona
Venezuela e Colômbia completaram, neste domingo (1º), a reabertura de sua fronteira, quando abriram a última passagem entre as nações que permanecia fechada, após o restabelecimento no ano passado das relações diplomáticas bilaterais rompidas em 2019 por diferenças políticas.
A inauguração da ponte de Tienditas, rebatizada de Atanasio Girardot e que liga as cidades de Ureña (estado de Táchira, na Venezuela) e Cúcuta (departamento de Norte de Santander, na Colômbia), é simbólica. Construída em 2016, esta ponte nem chegou a ser inaugurada e foi bloqueada por gigantescos contêineres metálicos instalados por militares venezuelanos como uma barricada.
"Continuamos dando passos firmes para a normalização fronteiriça com a irmã Colômbia. Avançamos pelo bem-estar e pela prosperidade dos nossos povos", celebrou no sábado (31) o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em mensagem no Twitter.
Não há mais vestígios dos contêineres.
Venezuela e Colômbia reataram relações após a chegada ao poder do esquerdista Gustavo Petro, que prometeu "normalizar" a fronteira binacional de 2.200 quilômetros, afetada por grupos armados e pelo contrabando.
As relações diplomáticas foram rompidas em 2019, quando o governo de Iván Duque reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como o "presidente responsável" da Venezuela por questionamentos sobre a reeleição de Maduro um ano antes.
Em 26 de setembro, foi restabelecida a passagem de veículos de carga pelas passagens de fronteira, após sete anos de fechamento parcial, e três, de fechamento total. Havia ficado liberado apenas o acesso de pedestres.
A reabertura da fronteira tenta recuperar um intercâmbio comercial que chegou a 7,2 bilhões de dólares anuais em 2008, mas que, em 2021, mal chegou a 400 milhões de dólares.
Os voos também foram retomados.
Há uma ampla agenda bilateral, marcada, entre outros temas, pelo fluxo migratório, em um momento em que mais de sete milhões de venezuelanos vivem no exterior, segundo a ONU, fugindo da crise em seu país.
A Venezuela também é fiadora nas negociações do governo colombiano com a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN), que busca emular a assinatura da paz em 2016 com as então Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
No sábado (31), inclusive, Petro anunciou um acordo de cessar-fogo com os rebeldes, válido de 1º de janeiro a 30 de junho de 2023 e "prorrogável, dependendo dos avanços" nas negociações.
Membros dos governos colombiano e venezuelano atravessam a ponte Coronel Atanasio Girardot durante a cerimônia de reabertura em Urenã, na Venezuela, em 1º de janeiro de 2023
REUTERS/Juan Pablo Bayona
Músicos dão um concerto durante a cerimônia de reabertura da ponte binacional Coronel Atanasio Girardot na Venezuela, em 1º de janeiro de 2023
REUTERS/Juan Pablo Bayona

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/01/venezuela-e-colombia-completam-reabertura-de-fronteira-entre-paises.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp