02/01/2023 às 22h16min - Atualizada em 03/01/2023 às 00h01min

Coreia do Sul diz que está negociando implementação de operações de ativos nucleares dos EUA

Declaração veio logo depois que presidente dos EUA, Joe Biden, disse nesta segunda-feira (2) que país não está discutindo exercícios nucleares conjuntos com sul-coreanos.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/02/coreia-do-sul-diz-que-esta-negociando-implementacao-de-operacoes-de-ativos-nucleares-dos-eua.ghtml



Declaração veio logo depois que presidente dos EUA, Joe Biden, disse nesta segunda-feira (2) que país não está discutindo exercícios nucleares conjuntos com sul-coreanos. O presidente dos EUA, Joe Biden, fala à imprensa ao chegar à Casa Branca em Washington, DC, em 2 de janeiro de 2023
REUTERS/Jonathan Ernst
A Coreia do Sul e os Estados Unidos estão discutindo o planejamento conjunto e a implementação de operações envolvendo ativos nucleares dos EUA para combater as ameaças da Coreia do Norte, disse o gabinete presidencial de Seul na terça-feira (3), horário local.
A declaração veio logo depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que os Estados Unidos não estavam discutindo exercícios nucleares conjuntos com a Coreia do Sul, contradizendo comentários anteriores do presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol em entrevista a um jornal local.
"Para responder às armas nucleares norte-coreanas, os dois países estão discutindo maneiras conjuntas de compartilhar informações sobre a operação de ativos nucleares de propriedade dos EUA e planejamento e execução conjunta dos mesmos", disse o secretário de imprensa de Yoon, Kim Eun-hye, em comunicado.
Kim disse que o presidente Biden "não teve escolha a não ser dizer 'não'" porque simplesmente lhe perguntaram se os dois países estavam "discutindo jogos de guerra nuclear", enquanto exercícios nucleares conjuntos só podem ser realizados entre estados com armas nucleares.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/02/coreia-do-sul-diz-que-esta-negociando-implementacao-de-operacoes-de-ativos-nucleares-dos-eua.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp