06/01/2023 às 11h45min - Atualizada em 06/01/2023 às 11h45min

​45% dos trabalhadores pretendem usar 13º salário para pagar dívidas, aponta pesquisa

Colaboração
Divulgação
O 13º salário é um benefício pago aos trabalhadores no final do ano, geralmente em duas parcelas, com o objetivo de complementar o salário e ajudar nas despesas do período de festas e férias do trabalho. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como utilizar esse dinheiro da melhor maneira possível, e é importante ter alguns cuidados para não gastar tudo de maneira imprudente e acabar se endividando.

Segundo especialistas da área financeira, uma das melhores formas de utilizar o 13º salário é para pagar dívidas, principalmente aquelas associadas a juros mais altos, como cartões de crédito e cheque especial. Isso ajuda a diminuir o peso da dívida e, ao adiantar as parcelas do débito, o trabalhador poupa dinheiro no médio prazo que seria gasto com os juros. Além disso, é importante fazer um planejamento financeiro e estabelecer prioridades para as despesas, de modo a garantir que o dinheiro seja utilizado de maneira eficiente.

Outra sugestão é guardar uma parte do 13º salário para emergências, como doenças ou imprevistos financeiros. Isso ajuda a evitar o uso de crédito em situações de emergência e a manter a estabilidade financeira. Além disso, é importante lembrar de separar uma parte do dinheiro para poupar e investir em fundos de renda fixa e variável, como a poupança ou ações, a fim de fazer o dinheiro girar e garantir uma reserva financeira para o futuro.

Neste cenário, uma pesquisa realizada pela OLX aponta que 45% dos entrevistados planejam utilizar o dinheiro do 13º salário para pagar dívidas e organizar a vida financeira. Outros 24% disseram que pretendem poupar o valor para uma situação de emergência. 15% dos entrevistados afirmam que vão gastar o dinheiro extra para comprar produtos, enquanto 14% alegam que vão usar o 13º para pagar os impostos no início do próximo ano.

Quando o cidadão precisa fazer uma compra de maior valor, que supera o dinheiro extra recebido no fim do ano, pode ser considerada a opção de obtenção de crédito rápido através de um empréstimo pessoal. Estes tipos de crédito são oferecidos por instituições financeiras como os grandes bancos e empresas de tecnologia voltadas para o mundo financeiro, as fintechs.

O dinheiro pode ser solicitado de forma rápida e prática, pela internet, sendo uma opção viável para quem precisa de um empréstimo pessoal urgente. É importante lembrar, no entanto, que esses empréstimos costumam ter taxas de juros que podem variar de acordo com a quantidade de parcelas e da modalidade de empréstimo contratada, portanto, é preciso avaliar as melhores opções para as necessidades e se o solicitante tem condições de arcar com as parcelas do empréstimo.

Para resumir, o 13º salário é uma oportunidade única de complementar o orçamento e fazer algumas economias para o futuro. É importante ter um planejamento financeiro e estabelecer prioridades para as despesas, além de pagar dívidas e guardar uma parte do dinheiro para emergências e investimentos. Dessa forma, é possível utilizar o 13º salário de maneira eficiente e que ajude a equilibrar a saúde financeira do trabalhador.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp