06/01/2023 às 11h53min - Atualizada em 06/01/2023 às 11h53min

​Diretor da 19° Regional de Saúde alerta sobre importância da saúde mental

Marcelo Nascimento e Silva ressalta que a prevenção e o diagnóstico precoce são os principais aliados contra as doenças mentais

Daniele Caetana / Folha Extra
https://folhaextra.com/noticia/23886/diretor-da-19d-regional-de-saude-alerta-sobre-importancia-da-saude-mental
Divulgação
Neste início de ano, como parte da campanha Janeiro Branco, a Secretaria de Estado da Saúde pretende sensibilizar a população paranaense para a importância da promoção da saúde mental. O mês é dedicado para os cuidados a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os sofrimentos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico. 

A pasta reforça a importância do debate sobre o tema dando visibilidade à rede de apoio mantida no Paraná para as pessoas que necessitam de atendimento especializado. Conforme o diretor da 19° Regional de Saúde, Marcelo Nascimento e Silva, os 22 municípios que compõe a Regional têm estratégias disponíveis para o mês de conscientização. “Estamos sempre realizando ações nas linhas de cuidado em saúde mental, desde a promoção de eventos, a capacitação de servidores e campanhas de combate a males como a depressão. Não somente em janeiro, mas em todo o ano. O serviço disponibilizado tem em vista ser humanizado, acolhedor e atencioso para melhor atender a todos que necessitem deste tipo de serviço”, disse.

Desde a sua idealização, em 2014, a campanha nacional Janeiro Branco enfatiza ações capazes de promover saúde mental, como políticas públicas específicas para essa área e condições sociais dignas de existência; práticas de exercícios físicos; autoconhecimento; qualidade de vida; contato com a natureza; autonomia; sentidos próprios de vida, entre outros fatores que possam trazer bem-estar.

Perto de completar dez anos do lançamento, o tema escolhido para este ano foi “A vida pede equilíbrio”, estimulando a melhoria nas relações humanas, o enfrentamento e combate do estigma sobre os adoecimentos mentais e a valorização e fortalecimento de políticas públicas.

Atualmente, a Linha de Cuidado em Saúde Mental no Paraná é composta por diversos equipamentos da RAPS. São 153 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em suas diferentes modalidades, cinco Unidades de Acolhimento (UA), sete Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR), sendo a conjunção de um CAPS AD III e uma UA de âmbito regional.

Estão à disposição da população, além disso, 14 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), oito Equipes de Consultórios na Rua, 41 eMAESMs, 36 leitos em Serviço Hospitalar de Referência (leitos de saúde mental em hospitais gerais), totalizando 57 leitos para atendimento regional, além dos mais de 1.800 leitos em Hospitais Especializados em Psiquiatria.

Marcelo comenta ainda sobre a disponibilidade dos serviços nos municípios da 19°. “Aos que necessitarem desse tipo de atendimento, deve-se procurar a Unidade Básica de Saúde de seu bairro ou a mais próxima e solicitar o atendimento, após isso os agentes de Saúde farão os procedimentos necessários para o encaminhamento. O importante é não deixar de se cuidar. Dar atenção a saúde mental pode salvar vidas e o diagnóstico precoce é tão importante quanto como em qualquer outra doença”, finaliza o diretor.


 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp