09/01/2023 às 21h36min - Atualizada em 10/01/2023 às 00h01min

Chile e Colômbia convocam reunião extraordinária da Organização dos Estados Americanos após ataques golpistas no Brasil

A Organização dos Estados Americanos, que tem 35 Estados-membros, promove a paz e o desenvolvimento econômico nas Américas.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/09/chile-e-colombia-convocam-reuniao-extraordinaria-da-organizacao-dos-estados-americanos-apos-ataques-golpistas-no-brasil.ghtml



A Organização dos Estados Americanos, que tem 35 Estados-membros, promove a paz e o desenvolvimento econômico nas Américas. Polícia trabalha para identificar vândalos que depredaram prédios em Brasília
O presidente do Chile, Gabriel Boric, convocou uma reunião extraordinária da Organização dos Estados Americanos (OEA) nesta segunda-feira (9) para tratar dos distúrbios no Brasil, onde apoiadores do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro invadiram as sedes dos Três Poderes.
Boric, falando ao lado do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, do lado de fora do palácio presidencial de La Moneda, em Santiago, chamou o episódio violento de domingo de "inaceitável" e também condenou o "silêncio cúmplice".
“Esta situação é preocupante para nossos países, nossa região tem que ter uma posição clara”, disse Boric, acrescentando que o objetivo da reunião é que “os demais países da região possam se posicionar”.
LEIA TAMBÉM
Após ataques, bolsonaristas terroristas são autuados por golpe de Estado, roubo, lesão corporal e mais 12 crimes
Bolsonaristas são retirados de acampamento no QG do Exército e levados à PF, em Brasília
Atos terroristas em Brasília
Jornal Nacional/ Reprodução
Petro e Boric, ambos presidentes de esquerda que assumiram o poder no ano passado, enfatizaram seu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que assumiu o cargo em 1º de janeiro após derrotar Bolsonaro.
Petro, um ex-rebelde e primeiro presidente de esquerda da Colômbia, comparou o ataque ao golpe chileno de 1973 contra Salvador Allende.
"Hoje existem aqueles que gostariam de nos trazer de volta aos tempos de Allende", disse Petro, observando uma resistência histórica aos governos de esquerda na região.
"Acabamos de ver isso no Brasil, mas não é só no Brasil", disse Petro. "É hora de dizer que o que aconteceu aqui neste lugar há 50 anos não acontecerá novamente."
Os líderes também falaram sobre cooperação em tecnologia aeroespacial, imigração e energia renovável, com foco no hidrogênio verde.
A OEA, que tem 35 Estados-membros, promove a paz e o desenvolvimento econômico nas Américas.
Boric e Petro também solicitaram que a Corte Interamericana de Direitos Humanos emita um parecer sobre a obrigação dos Estados em relação aos direitos fundamentais diante das mudanças climáticas.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/09/chile-e-colombia-convocam-reuniao-extraordinaria-da-organizacao-dos-estados-americanos-apos-ataques-golpistas-no-brasil.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp