10/01/2023 às 11h05min - Atualizada em 10/01/2023 às 11h05min

​A Yoki vai embora!

Anuncio foi feito na manhã desta segunda-feira (9 de janeiro) via vídeo conferência. Alguns funcionários chegaram a desmaiar no pátio da empresa. Prefeito convoca força tarefa

Carlos Roberto Francisquini / Circulando Aqui
Carlos Roberto Francisquini / Circulando Aqui
A Yoki Alimentos, símbolo de progresso e de desenvolvimento de Cambará, anunciou na manhã desta segunda-feira (9 de janeiro) que vai encerrar as atividades na cidade até o fim de dezembro deste ano.

Os funcionários foram comunicados e a notícia pegou muita gente desprevenida. Alguns funcionários passaram mal e precisaram de atendimento médico.

Confirmada o encerramento das atividades prevista para dezembro de 2023, a General Mills, dona da marcar, põe um ponto final na relação de mais de quatro décadas com o município de Cambará. A história da YOKI Alimentos teve início na década de 1970 com o surgimento da INDEMIL, uma parceria com o Senhor Teixeira e a família Kitano Matsunaga.

Preocupado com a forma como a empresa trata o município, o prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto (MDB), convocou uma reunião de emergência com os setores da sociedade para tratar do assunto.

Não está descartada uma grande mobilização para tentar sensibilizar a diretoria da empresa para rever a decisão.

De acordo com o Prefeito, o impacto inicial vai atingir primeiramente as mais de 750 famílias que dependem da empresa, mas os danos econômicos podem ultrapassar a casa dos R$ 6 milhões ano e crescer.

“É uma situação extremamente urgente e grave”, pontuou o prefeito. “É hora de unirmos forças para tentar convencer a empresa de rever sua decisão para o bem da nossa cidade”, acrescentou o chefe do executivo aos representantes do Legislativo, Associação Comercial e representantes da imprensa local reunidos o início da tarde desta segunda-feira no gabinete da prefeitura.

Na ocasião, o prefeito pediu apoio para que seja iniciada uma mobilização com a população e  política estadual para que a unidade Yoki Alimentos continue suas atividades em Cambará.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio e Inovação, Angélica Cristina Cordeiro Moreira informou que a General Mills irá continuar comprando os insumos dos produtores da unidade de Cambará.

Confira a íntegra do pronunciamento da empresa encaminhado a Prefeitura de Cambará

Para competir de maneira efetiva e acelerar o seu crescimento no mercado brasileiro, a General Mills anunciou que irá reestruturar parte de suas operações no Brasil, transferindo as atividades da unidade de Cambará/PR para a sua planta em Pouso Alegre/MG. Com tais movimentações, a empresa prevê o encerramento das atividades em Cambará/PR a partir de dezembro de 2023.

Para minimizar os impactos desta decisão, a empresa já iniciou as negociações com os sindicatos de classe buscando oferecer, além das verbas rescisórias legais, um justo pacote de desligamento, com bônus de salários, extensão de benefícios - como vale-alimentação e assistência médica, além de incentivo extra por performance ao longo dos próximos meses, até o encerramento das atividades nesta unidade.

A empresa também vai oferecer uma consultoria com orientações para recolocação profissional, além de ofertar diversas oportunidades de transferência para colaboradores que tenham interesse em trabalhar em Pouso Alegre/MG.

A General Mills reitera que é uma decisão para tornar a atuação da companhia ainda mais eficiente e produtiva, com o objetivo de oferecer melhor nível de serviço a todos os clientes, e que todas as transferências e ajustes operacionais estão sendo realizados com profundo respeito aos seus colaboradores, produtores, parceiros e comunidade local.

Gustavo Duarte

 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp