14/01/2023 às 18h41min - Atualizada em 15/01/2023 às 00h01min

Israel: milhares protestam contra o governo conservador em Tel Aviv

Neste sábado (14), manifestação convocada por partidos de oposição e pelo grupo anticorrupção Bandeiras Negras ocupou o centro da cidade israelense e reivindicou a renúncia do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/14/israel-milhares-protestam-contra-o-governo-conservador-em-tel-aviv.ghtml


Neste sábado (14), manifestação convocada por partidos de oposição e pelo grupo anticorrupção Bandeiras Negras ocupou o centro da cidade israelense e reivindicou a renúncia do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Netanyahu volta ao poder com governo mais conservador da história de Israel
Milhares de israelenses se manifestaram neste sábado (14) no centro de Tel Aviv para expressar sua rejeição às políticas da coalizão governista, composta por partidos de direita, extrema-direita e ultraortodoxos judeus.
Segundo a polícia, citada pela rádio pública, por volta das 21h (16h de Brasília), cerca de 20 mil manifestantes estavam reunidos numa praça no centro da cidade, localizada na costa mediterrânica. Também houve protestos em Jerusalém, onde por volta de mil pessoas se reuniram em frente à residência do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu; e em Haifa, no norte.
Trata-se da maior manifestação desde que Netanyahu voltou a ocupar a chefia do governo em 29 de dezembro, após ser retirado do poder em 2021.
Os partidos de centro, de esquerda e a aliança dos partidos árabes Hadash Taal haviam convocado os israelenses a se manifestarem, em particular contra a reforma da justiça apresentada em 4 de janeiro pelo governo do primeiro-ministro, alvo de vários processos por suposta corrupção.
Ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu afirmou que fechou acordo pra formar um novo governo
Neste sábado, os manifestantes atenderam ao chamado de uma organização anticorrupção, os Bandeiras Negras, e exigiram "salvar a democracia" e impedir a "derrubada do regime" político em vigor em Israel desde a criação do país em 1948. Também reivindicam a renúncia do chefe do governo.
A eles se juntaram outros grupos descontentes, como opositores da colonização israelense na Cisjordânia e movimentos de defesa dos direitos LGBTQ, preocupados com a presença no governo de ministros abertamente homofóbicos.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/14/israel-milhares-protestam-contra-o-governo-conservador-em-tel-aviv.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp