16/01/2023 às 20h38min - Atualizada em 17/01/2023 às 00h01min

Governo britânico veta lei escocesa sobre mudança de gênero

O primeiro-ministro britânico, o conservador Rishi Sunak, tornou-se o primeiro chefe de Governo britânico a usar o mecanismo de bloqueio de uma decisão de competência regional, o que poderia dar mais argumentos aos defensores da independência.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/16/governo-britanico-veta-lei-escocesa-sobre-mudanca-de-genero.ghtml



O primeiro-ministro britânico, o conservador Rishi Sunak, tornou-se o primeiro chefe de Governo britânico a usar o mecanismo de bloqueio de uma decisão de competência regional, o que poderia dar mais argumentos aos defensores da independência. Rishi Sunak na frente do gabinete do governo do Reino Unido
Frank Augstein/AP
O governo britânico decidiu, nesta segunda-feira (16), vetar uma lei escocesa que facilitaria a mudança de gênero.
Essa decisão do governo do Reino Unido pode desencadear uma disputa judicial com o governo da Escócia, que denunciou um ataque frontal às instituições locais.
Compartilhe esta notícia por WhatsApp
Compartilhe esta notícia por Telegram
O Reino Unido é composto pelas seguintes unidades:
Inglaterra;
Escócia;
País de Gales;
Irlanda do Norte
A lei escocesa, adotada em 22 de dezembro no Parlamento local após intensos debates, permitiria a mudança de gênero a pessoas de 16 e 17 anos.
O ministro britânico para a Escócia, Alister Jack, justificou a decisão de vetar a lei com a preocupação de que afete de maneira negativa a legislação sobre a igualdade no Reino Unido.
Depois de examinar a lei, o ministro explicou que decidiu recorrer a uma disposição que permite impedir que o texto obtenha a concordância do rei e entre em vigor.
"Minha decisão de hoje tem a ver com as consequências da legislação sobre o funcionamento da proteção da igualdade", afirmou.
Reação da primeira-ministra da Escócia
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, disse no Twitter que a decisão britânica é um ataque frontal contra o Parlamento local "eleito democraticamente e sua capacidade de tomar decisões próprias", e que o governo escocês defenderá esta lei e o Parlamento escocês.
Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia, durante evento em Edimburgo
Peter Summers/Pool via REUTERS
Sturgeon, confrontada com o governo britânico por impedir um referendo sobre a independência, denunciou um "veto de Westminster".
Horas antes, ela havia avisado que defenderia os poderes do Parlamento regional na Justiça caso Londres tentasse bloquear a norma.
"Defenderemos a legislação de forma absoluta, robusta e rigorosa e com grau de confiança muito, muito, muito alto", afirmou.
O primeiro-ministro britânico, o conservador Rishi Sunak, tornou-se o primeiro chefe de Governo britânico a usar o mecanismo de bloqueio de uma decisão de competência regional, o que poderia dar mais argumentos aos defensores da independência.
A decisão do Executivo britânico ameaça agravar as tensas relações entre ambos os governo dois meses depois que o Partido Nacional Escocês (SNP) de Sturgeon viu o Tribunal Supremo britânico frustrar seus esforços para celebrar um novo referendo de independência ao qual Londres se opõe ferrenhamente.
Apesar de a autoridade autônoma ter competência na matéria, amparada em normas de descentralização que levaram à criação do Parlamento escocês em 1999, Londres pode vetar a legislação se o Executivo central considerar que terá um "efeito adverso no funcionamento da lei".
A lei escocesa facilita e agiliza a mudança oficial de gênero, eliminando o requisito de um diagnóstico médico de disforia de gênero.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/16/governo-britanico-veta-lei-escocesa-sobre-mudanca-de-genero.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp