17/01/2023 às 20h49min - Atualizada em 18/01/2023 às 00h01min

Governo de Maduro exige desbloqueio de dinheiro no exterior para dialogar com a oposição

O chavismo exige o fim das sanções financeiras impostas com maior rigor pelos Estados Unidos, que não reconhece a reeleição de Maduro em 2018. Por sua vez, a oposição pede um cronograma para as eleições presidenciais previstas para 2024, com garantias e a suspensão das inabilitações de possíveis candidatos.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/17/governo-de-maduro-exige-desbloqueio-de-dinheiro-no-exterior-para-dialogar-com-a-oposicao.ghtml



O chavismo exige o fim das sanções financeiras impostas com maior rigor pelos Estados Unidos, que não reconhece a reeleição de Maduro em 2018. Por sua vez, a oposição pede um cronograma para as eleições presidenciais previstas para 2024, com garantias e a suspensão das inabilitações de possíveis candidatos. Ariel: Maduro baixa o tom sobre os EUA quando o assunto é petróleo
Jorge Rodríguez, chefe da delegação do chavismo na mesa de negociações com a oposição venezuelana, afirmou que só vai seguir no diálogo se cerca de US$ 3 bilhões em recursos bloqueados forem liberados
Representantes do governo chavista (liderado por Nicolás Maduro) e de membros da oposição venezuelana estão no México nesta terça-feira (17) para tentar chegar a um acordo.
O chavismo exige o fim das sanções financeiras impostas com maior rigor pelos Estados Unidos, que não reconhece a reeleição de Maduro em 2018. Por sua vez, a oposição pede um cronograma para as eleições presidenciais previstas para 2024, com garantias e a suspensão das inabilitações de possíveis candidatos.
Rodríguez afirmou que houve uma reunião anterior, na qual a liberação do dinheiro já havia sido discutida e decidida.
Cartazes eleitorais promovendo a candidata da oposição ao conselho municipal Luisana Uzcategui desfiguram cartazes da candidata governamental Miranda Hector Rodriguez, em Caracas, capital da Venezuela, em 19 de novembro de 2021
Ariana Cubillos/AP
Rodríguez é o presidente do Parlamento de maioria governista. As palavras dele foram as seguintes: "Se não for cumprida a devolução ao povo da Venezuela dos US$ 3,2 bilhões que foram roubados, que haviam sequestrado e que havíamos acordado que seriam devolvidos, pois não há nenhuma razão para continuar um diálogo com gente sem palavra".
Na última reunião no México, no fim de 2022, as partes concordaram com a liberação desses valores, parte dos fundos bloqueados pelas sanções internacionais contra Maduro, que serão manejados pela ONU para financiar projetos sociais.
"Esperamos esse depósito para seguir com as conversas, para que tenham validade", disse Maduro na semana passada em sua mensagem anual no Parlamento.
Até agora, não há notícias sobre a mobilização do dinheiro. O Escritório de Controle de Ativos Financeiros (OFAC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos não respondeu a um pedido de comentário da AFP.
Mudanças na oposição
A advertência de Rodríguez acontece dias depois da eliminação do simbólico governo interino liderado por Juan Guaidó desde 2019, em meio a fissuras profundas dentro da oposição.
Sobre a decisão de acabar com a interinidade de Guaidó, Leopoldo López, que integra a ala mais radical da oposição venezuelana, acusou delegados da oposição nas negociações no México de atuarem em favor dos interesses do governo chavista.
Os diálogos no México foram retomados em novembro de 2022, após 15 meses de suspensão devido à extradição aos Estados Unidos do empresário Alex Saab, acusado de lavagem de dinheiro e apontado como "laranja" de Maduro.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/17/governo-de-maduro-exige-desbloqueio-de-dinheiro-no-exterior-para-dialogar-com-a-oposicao.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp