23/01/2023 às 18h21min - Atualizada em 23/01/2023 às 18h21min

​Ribeirão Claro Iniciada recuperação da Ponte Pênsil Alves de Lima

Governo de São Paulo vai investir quase R$ 6 milhões na obra

Tribuna do Vale
Tribuna do Vale
O governo de São Paulo deu início às obras de recuperação da Ponte Pênsil Alves de Lima, sobre o Rio Paranapanema na ligação entre os municípios de Ribeirão Claro e Chavantes (SP), na divisa dos dois estados.

A recuperação da estrutura, parcialmente destruída por um incêndio criminoso em novembro de 2020, acontecerá com um investimento de R$ 5,9 milhões, sob responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) de São Paulo.

A obra teve início nesta semana e a previsão é que seja concluída dentro de 6 meses. O local, embora não seja liberado para tráfego de veículos, tem grande importância histórica, além de ser uma das únicas quatro pontes pênsil existentes no Brasil.

Desta forma a ponte também se tornou um atrativo turístico desde a sua restauração, em 2011 – a partir de 2006 o trânsito já havia sido desativado, com a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paranapanema ligando Ribeirão Claro a Chavantes.

Inaugurada em 1920, a ponte pênsil foi destruída em outras três oportunidades durante a história: nas revoluções de 1924 e 1932 e em uma grande enchente em 1985.

Incêndio

O incêndio que destruiu parte da ponte pênsil centenária localizada sobre o Rio Paranapanema, entre os municípios de Chavantes (SP) e Ribeirão Claro (PR), na madrugada de um sábado 7 de novembro de 2020, foi considerado criminoso pelas autoridades dos dois estados.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho (PR), chamado para apagar as chamas, o incêndio na estrutura de madeira começou por volta das 4h. Soube-se depois que um homem, de Chavantes, teria sido o responsável por atear fogo na estrutura.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp