28/01/2023 às 22h22min - Atualizada em 29/01/2023 às 00h01min

Crise no Peru: manifestantes e policiais entram em confronto em mais uma noite de protestos

Neste sábado peruanos voltaram às ruas da capital Lima, em onda de manifestações que já ultrapassa seis semanas.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/28/crise-no-peru-pais-enfrenta-mais-uma-noite-de-protestos.ghtml



Neste sábado peruanos voltaram às ruas da capital Lima, em onda de manifestações que já ultrapassa seis semanas. Manifestantes participam de um protesto para exigir a renúncia da presidente do Peru, Dina Boluarte, em Lima, Peru.
REUTERS/Pilar Olivares
Manifestantes e policiais entraram em confronto neste sábado (28), em mais uma noite de protestos no país. Durante o dia, as manifestações também tomaram a capital do país, Lima. Os manifestantes exigem a renúncia da presidente do Peru, Dina Boluarte.
Na manhã deste sábado a presidente do Peru, Dina Boluarte, lamentou a rejeição do Congresso ao adiantamento das eleições para este ano e pediu ao Poder Legislativo para "abrir o caminho para uma saída da crise".
O Peru vive uma grave crise política desde a destituição e prisão, em 7 de dezembro, do presidente socialista Pedro Castillo, acusado de tentativa de golpe por querer dissolver o parlamento, que se preparava para votar um impeachment contra ele e tirá-lo do poder.
As autoridades contabilizam 88 bloqueios de estradas em oito das 25 regiões do Peru. Os bloqueios levaram à escassez de mantimentos. O total de mortos desde o início das manifestações já chega a pelo menos 56 pessoas.
A crise reflete o fosso entre a capital e as províncias pobres, em especial a região sul andina, que apoiaram Castillo e viram sua eleição como uma revanche pelo que consideram ser o desprezo de Lima.
Manifestantes participam de um protesto para exigir a renúncia da presidente do Peru, Dina Boluarte, em Lima, Peru
REUTERS/Pilar Olivares
A proposta de antecipar as eleiões - apresentada pelo congressista fujimorista Hernando Guerra García, do partido de direita Fuerza Popular (FP) - foi derrotada por 65 votos a 45. Com isso, a próxima eleição no país está mantida para abril de 2024.
Manifestantes participam de um protesto para exigir a renúncia da presidente do Peru, Dina Boluarte, em Lima, Peru.
REUTERS/Pilar Olivares
A esquerda, no entanto, insistiu que a proposta também deveria incluir um referendo sobre a Assembleia Constituinte, que é rechaçada por um amplo espectro da política peruana, e outros partidos denunciaram uma suposta manobra para tirar proveito eleitoral por parte do Fuerza Popular, legenda da ex-candidata presidencial Keiko Fujimori.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/28/crise-no-peru-pais-enfrenta-mais-uma-noite-de-protestos.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp