26/08/2020 às 15h16min - Atualizada em 26/08/2020 às 15h16min

​Las Vegas: cidade abre as portas para grandes ligas do esporte americano

Assessoria
Photo by Wikimedia >>> CC BY-SA 4.0
Potência econômica e esportiva, os Estados Unidos abrigam algumas das ligas mais importantes do esporte, como NBA, NFL, NHL, MLB e WNBA. Sendo que, em cada uma dessas ligas, as franquias (times) optam por escolher as cidades que elas representam de acordo com seus interesses – como se fossem empresas.

Dessa maneira, o que não faltam nas grandes ligas americanas são exemplos de franquias que mudam de local, visando cenários mais atrativos do ponto de vista financeiro e midiático — com diferentes estratégias de marketing para alavancar a marca. Sendo assim, a cidade de Las Vegas tem sido um lugar perfeito para algumas franquias que estão em busca de novos ares.

Paraíso do entretenimento para muitos, Las Vegas atrai turistas de todos os lugares do mundo e tem como símbolo e principal referência os populares jogos de cassino em resorts de luxo. Por ser uma cidade que circula muito dinheiro e de alto alcance turístico, vários investimentos em distintos setores são feitos em Las Vegas anualmente — e os eventos do esporte de alto nível não ficam de fora dessa.

Las Vegas Raiders debutará na NFL este ano

A partir da próxima temporada da NFL, a cidade de Las Vegas será a casa de uma franquia da principal liga de futebol americano do mundo, pela primeira vez na história: o Las Vegas Raiders. Entre 1960 e 2019, a franquia dos Raiders, uma das mais tradicionais da NFL, ficou instalada na Califórnia e passou por Los Angeles e Oakland.

Alguns fatores culminaram para a mudança dos Raiders para Las Vegas. Dentre eles, o estádio que o time jogava na Califórnia não era adequado para a NFL nos últimos anos. Sendo assim, isso abriu caminho para que os Raiders conseguissem uma permissão para transferir a franquia para Las Vegas.

"O comissário (da NFL) e os diretores da liga descobriram em 2016, no contexto de considerar uma solicitação dos Raiders para se mudarem para Los Angeles, que o atual estádio dos Raiders não é adequado para o futebol da NFL e deve ser substituído, uma conclusão acordada com a prefeitura Oakland”, disse a liga, em um comunicado divulgado em abril de 2017.

Dos 32 proprietários de times da NFL, apenas Stephen Ross, dono dos Dolphins, votou contra a mudança de Oakland para Las Vegas. Portanto, com o sinal verde da NFL, os Raiders deram início às obras de seu novo estádio, o Allegiant Stadium, ainda em 2017.

Próximo da icônica Las Vegas Strip, as obras da nova casa dos Raiders foram concluídas em julho deste ano e o estádio já está pronto para debutar na temporada de 2020-2021 da NFL.

Photo by Wikimedia >>> CC BY 3.0

É importante mencionar que custo total do moderno Allegiant Stadium foi de US$ 2 bilhões. Além disso, o local tem capacidade para 65 mil lugares e possui um campo de grama natural retrátil — assim como o teto, que também é retrátil. De todo o montante destinado à construção da nova casa da franquia Raiders, vale destacar que US$ 750 milhões vieram da prefeitura de Las Vegas.

Vegas Golden Knights é uma franquia de respeito na NHL

Desde 2017, Las Vegas é a casa do Vegas Golden Knights na NHL — a mais competitiva e importante liga de hóquei no gelo do mundo. Essa nova franquia tem obtido grande sucesso em suas três primeiras temporadas como uma equipe profissional, tendo alcançando as finais da NHL em sua estreia na liga.

Além disso, nessa mesma temporada de estreia (2017-2018), o Golden Knights se tornou o time com mais vitórias na pós-temporada em sua primeira aparição em playoffs, na história da NHL.

Para formar a equipe em sua temporada de estreia na NHL, o Las Vegas Golden Knights teve o direito de escolher um jogador de cada uma das 30 franquias da liga. Ainda assim, com um time que nunca havia jogado junto e com jogadores que não eram estrelas em suas equipes anteriores, o Golden Knights eliminou grandes times no caminho até a decisão da liga em sua temporada como estreante — mas acabou caindo para o Washington Capitals na grande final (Stanley Cup).

Depois do vice-campeonato, o Golden Knights conseguiu ter boas campanhas novamente. Na atual temporada, por exemplo, a equipe foi uma das melhores da liga na temporada regular e conseguiu vaga para disputar os playoffs.

WNBA: basquete feminino bem representado pelo Las Vegas Aces

Na WNBA, principal liga de basquete feminino no mundo, a cidade do entretenimento é representada pela franquia Las Vegas Aces, desde 2017. Antes de se mudar para Las Vegas, os Aces ficaram durante 15 anos em San Antonio, no Estado do Texas.

Mandando as suas partidas no Mandalay Bay Events Center, com capacidade para receber até 12 mil pessoas e instalado em Las Vegas Strip, o Las Vegas Aces teve excelente desempenho no ano passado. Isso porque o time terminou na 4ª colocação da Conferência Oeste na fase regular e ainda chegou nas semifinais da liga — a derrota foi para o Washington Mystics, que foi a equipe campeã.

Sendo assim, para a temporada de 2020, a expectativa é que o time de Las Vegas mantenha o mesmo nível de competitividade que atingiu em 2019. Se elas alcançarem os playoffs novamente, será a primeira vez na história que a franquia marcará duas presenças consecutivas na pós-temporada da WNBA.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp