04/02/2023 às 22h06min - Atualizada em 05/02/2023 às 00h01min

China manifesta 'forte oposição' aos EUA por derrubada de balão na costa americana

Biden disse que foi informado sobre suposto balão espião chinês na quarta-feira (1º) e pediu para que o objeto fosse derrubado 'o mais rápido possível'. China alega 'séria violação da prática internacional' por parte dos EUA.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/04/china-manifesta-forte-oposicao-aos-eua-por-derrubada-de-balao-na-costa-americana.ghtml



Biden disse que foi informado sobre suposto balão espião chinês na quarta-feira (1º) e pediu para que o objeto fosse derrubado 'o mais rápido possível'. China alega 'séria violação da prática internacional' por parte dos EUA. O ministro das relações exteriores da China afirmou neste domingo (5), no horário local, que o país expressa forte insatisfação e oposição aos Estados Unidos após a ação que resultou na derrubada de um balão chinês por um jato militar americano nos EUA. O país também se reservou o direito de "tomar ações futuras" e criticou os EUA por "uma óbvia reação exagerada e uma séria violação da prática internacional".
Os Estados Unidos derrubaram no sábado (4) um suposto balão espião chinês na costa dos estados da Carolina do Norte e do Sul depois que o equipamento atravessou locais militares sensíveis em toda a América do Norte e se tornou o mais recente ponto crítico nas tensões entre os EUA e a China.
EUA abatem balão chinês suspeito de espionagem
Uma operação estava em andamento nas águas territoriais dos Estados Unidos no Oceano Atlântico para recuperar os destroços do balão, que voava a cerca de 60 mil pés e tinha o tamanho estimado de três ônibus escolares.
O presidente Joe Biden havia dito aos repórteres no início do sábado que iriam “cuidar disso”, quando questionado sobre o balão. Mais tarde, disse a repórteres que foi informado sobre o balão na quarta-feira (1º) e que pediu para que o objeto fosse derrubado "o mais rápido possível". O Pentágono então esperou o momento mais adequado para derrubá-lo sobre o mar. "Quero parabenizar os pilotos que cuidaram disso", completou o presidente norte-americano.
EUA derrubam suposto balão espião chinês no Oceano Atlântico neste sábado (4).
Randall Hill/Reuters
A Administração Federal de Aviação e a Guarda Costeira trabalharam para limpar o espaço aéreo e a água abaixo do balão quando ele alcançou o oceano.
Imagens de televisão mostraram uma pequena explosão, seguida pelo balão descendo em direção à água. Jatos militares dos EUA foram vistos voando nas proximidades e navios foram posicionados na água para montar a operação de recuperação.
Balão suspeito é abatido nos céus dos Estados Unidos
As autoridades pretendiam cronometrar a operação para que pudessem recuperar o máximo possível de destroços antes que afundassem no oceano. O Pentágono havia estimado anteriormente que qualquer campo de destroços seria substancial.
Um balão voa no céu sobre Montana, nos EUA, em foto de 1º de fevereiro de 2023
Chase Doak via Reuters
O balão foi avistado na manhã de sábado sobre os estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul ao se aproximar da costa atlântica.
Em preparação para a operação, a Administração Federal de Aviação (FAA, sigla em inglês) fechou temporariamente o espaço aéreo na costa dos estados, incluindo os aeroportos de Charleston e Myrtle Beach, na Carolina do Sul, e Wilmington, na Carolina do Norte. A FAA estava redirecionando o tráfego aéreo da área e alertou para atrasos devido às restrições de voo.
LEIA MAIS:
ENTENDA: O suposto balão espião da China que deixam EUA em alerta
EFEITOS: Secretário de Estado dos EUA adia ida à China por conta de balão misterioso
A Guarda Costeira também aconselhou os marinheiros a deixarem imediatamente a área por causa das operações militares dos EUA “que apresentam um risco significativo”.
Biden estava inclinado a derrubar o balão sobre a terra quando foi informado pela primeira vez na terça-feira, mas as autoridades do Pentágono desaconselharam, alertando que o risco potencial para as pessoas no solo superava a avaliação dos possíveis ganhos da inteligência chinesa.
A divulgação da existência do balão nesta semana levou ao cancelamento de uma visita do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a Pequim, marcada para domingo, para conversas com o objetivo de reduzir as tensões EUA-China. No sábado, o governo chinês procurou minimizar o cancelamento.
“Na verdade, os EUA e a China nunca anunciaram nenhuma visita, o fato de os EUA fazerem tal anúncio é assunto deles e nós respeitamos isso”, disse o Ministério das Relações Exteriores da China em comunicado na manhã de sábado.
EUA monitoram balão chinês
A China continuou a alegar que o balão era apenas um “dirigível” de pesquisa meteorológica que havia sido desviado do curso. O Pentágono rejeitou isso imediatamente – assim como a alegação da China de que não estava sendo usado para vigilância e tinha apenas capacidade de navegação limitada.
O balão foi visto sobre Montana, que abriga um dos três campos de silos de mísseis nucleares dos Estados Unidos na Base Aérea de Malmstrom.
O Pentágono também reconheceu relatos de um segundo balão sobrevoando a América Latina. “Agora avaliamos que é outro balão de vigilância chinês”, disse o brigadeiro general Pat Ryder, secretário de imprensa do Pentágono, disse em um comunicado.
O Ministério das Relações Exteriores da China não respondeu imediatamente a uma pergunta sobre o segundo balão.
Blinken, que deveria partir de Washington para Pequim na sexta-feira, disse que disse ao diplomata chinês Wang Yi em um telefonema que enviar o balão sobre os EUA foi “um ato irresponsável e que a decisão (da China) de tomar essa ação em a véspera da minha visita é prejudicial para as discussões substantivas que estávamos preparados para ter.”
As reações de usuários na internet chinesa espelharam a posição oficial do governo de que os EUA estavam exagerando na situação. Alguns usaram isso como uma chance de zombar das defesas dos EUA, dizendo que não podiam nem se defender de um balão, e os influenciadores nacionalistas aproveitaram a notícia para zombar dos EUA.
A China negou qualquer alegação de espionagem e disse que é um balão de uso civil destinado a pesquisas meteorológicas. O Ministério das Relações Exteriores enfatizou que a jornada do balão estava fora de seu controle e instou os EUA a não “manchá-lo” com base no balão.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/04/china-manifesta-forte-oposicao-aos-eua-por-derrubada-de-balao-na-costa-americana.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp