03/02/2023 às 16h30min - Atualizada em 06/02/2023 às 00h03min

Vice-governador recebe livro que narra 50 anos da relação de irmandade entre Paraná e Hyogo

O cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, e membros da comissão organizadora do livro "50 Anos de Convênio – da Amizade e Cooperação – Província de Hyogo, Japão, e Estado do Paraná, Brasil" entregaram ao vice-governador, Darci Piana, nesta sexta-feira (03), um exemplar da obra, que acaba de ser publicada

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Vice-governador-recebe-livro-que-narra-50-anos-da-relacao-de-irmandade-entre-Parana-e-Hyogo


Vice-governador recebe livro que narra 50 anos da relação de irmandade entre Paraná e Hyogo


Eriksson Felipe Denk
sex, 03/02/2023 - 16:30

O livro é comemorativo ao jubileu de ouro da irmandade entre a província de Hyogo e o Paraná, comemorada em 2020. Devido à pandemia de Covid-19, as comemorações dos 50 anos da parceria ficaram comprometidas. Por essa razão, apenas agora o livro foi publicado.


O cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, e membros da comissão organizadora do livro "50 Anos de Convênio – da Amizade e Cooperação – Província de Hyogo, Japão, e Estado do Paraná, Brasil" entregaram ao vice-governador, Darci Piana, nesta sexta-feira (03), um exemplar da obra, que acaba de ser publicada.



O livro é comemorativo ao jubileu de ouro da irmandade entre a província de Hyogo e o Paraná, comemorada em 2020. Devido à pandemia de Covid-19, as comemorações dos 50 anos da parceria ficaram comprometidas. Por essa razão, apenas agora o livro foi publicado.



A obra conta um pouco da história desse meio século de união das duas regiões, que originou várias conquistas para ambos os lados, como a concretização de várias missões econômicas, científicas e culturais, além da vinda de empresas japonesas de grande porte e o intercâmbio de estudantes e profissionais de várias áreas que cresceram em conhecimento e tecnologia de primeira geração, resultado da aproximação entre as duas culturas.



A instalação no Paraná de indústrias com sede originária em Hyogo é, por si só, a comprovação do sucesso dessa irmandade. A Sysmex do Brasil – Indústria e Comércio Ltda, do ramo de alta tecnologia médica, por exemplo, tem sede na cidade de Kobe, em Hyogo, e foi instalada no Paraná em 2020. A instalação da Sumitomo Rubber do Brasil, em Fazenda Rio Grande, também é fruto dessa parceria. Com um reconhecido trabalho baseado em tecnologia da borracha, a Sumitomo gera desenvolvimento para a Região Metropolitana de Curitiba.





Durante a audiência, Piana destacou a importância do livro. “Julgo fundamental a publicação do livro que narra a história da irmandade Paraná-Hyogo. Registrar e contar às futuras gerações um exemplo de parceria bem-sucedida é o nosso papel. Por isso, o Governo do Estado foi parceiro de primeira hora para viabilizar a confecção do livro. O Paraná se desenvolveu a partir dessa efetiva troca com Hyogo”, disse



O cônsul ressaltou a relevância e a oportuna publicação do livro. “Parabenizo a comissão que o elaborou e julgo oportuna a publicação, porque o fato ocorre num momento próximo a viagem de representantes do Estado ao Japão. E, por consequência, fortalece ainda mais os laços existentes entre o Paraná e a Província de Hyogo”, afirmou Hamada.



Já Laura Hiroko Tamaru, responsável pela organização, enfatizou o conteúdo. “A obra certamente atenderá os anseios dos estudantes e pesquisadores e demais interessados, que buscavam informações da parceria e não tinham. O lançamento do livro além de equacionar a questão vai ficar para a posteridade”, arrematou.















Conteúdo replicado da Agência Estadual de Notícias via RSS



Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Vice-governador-recebe-livro-que-narra-50-anos-da-relacao-de-irmandade-entre-Parana-e-Hyogo
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp