11/02/2023 às 18h16min - Atualizada em 12/02/2023 às 00h01min

Imagens de drone mostram cemitério improvisado na Turquia para receber vítimas de terremoto

Desastre natural foi o sétimo mais mortal do século.

G1 Mundo
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/11/imagens-de-drone-mostram-cemiterio-improvisado-na-turquia-para-receber-vitimas-de-terremoto.ghtml



Desastre natural foi o sétimo mais mortal do século. Imagens de drone mostram cemitério improvisado na Turquia
Imagens de drone mostram um cemitério improvisado em Gaziantepe, na Turquia, um dos epicentros dos terremotos que atingiram o país na última segunda-feira (6). Até a última atualização desta reportagem, o número de mortes provocadas pelo desastre natural já ultrapassava 28 mil.
O terremoto de magnitude 7,8, sucedido por mais de cem tremores secundários no sul da Turquia e no noroeste da Síria, já é o sétimo desastre natural mais mortal deste século. A tragédia supera o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão em 2011.
No sul da Turquia, região do país mais atingida, 31 mil equipes de resgate se esforçam para resgatar sobreviventes, enquanto o número de feridos passa de 70 mil.
LEIA TAMBÉM:
As crianças cujos nomes foram apagados no terremoto na Turquia
Em diferentes cidades da Turquia, socorristas salvam uma mulher e um bebê que passaram 128 horas sob escombros; veja VÍDEOS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 23 milhões de pessoas estejam “potencialmente expostas”. Dessas, 5 milhões estariam em situação de vulnerabilidade. A organização calcula que o número de mortos deve aumentar significativamente pela quantidade de prédios danificados, e diz que o número pode chegar a 40 mil.
De acordo com reportagens publicadas neste sábado (11) na mídia turca, o governo começou a deter empreiteiros em todo o país, acusando-os de terem construído edifícios de má qualidade, que colapsaram após o terremoto. Mais de 100 pessoas foram pesas até o momento, em 10 províncias diferentes.
Mulher chora sobre corpo de vítima encontrada em escombros causados por terremoto na Turquia
Reuters
Veja as principais informações sobre o terremoto:
O terremoto ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) no povoado de Kahramanmaras, no sudoeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria.
Cerca de 1.500 réplicas foram registradas após o primeiro tremor.
Milhares ainda estão desaparecidos, e mais de 70 mil ficaram feridos.
Mais de 70 países enviaram ajuda humanitária e equipes de resgate, que já chegaram aos dois países - a primeira equipe do Brasil embarcou na última quinta-feira.
O governo turco declarou estado de emergência por três meses em dez cidades.
O tremor durou cerca de um minuto e meio e teve um raio de alcance de 250 quilômetros, atingindo centenas de municípios.
O epicentro ocorreu a 10 quilômetros da superfície - profundidade considerada muito baixa e que explica, em parte, os efeitos devastadores.
O tremor também foi sentido em Israel, no Iraque, no Chipre e no Líbano. Não há registro de vítimas nesses países.
Foi o pior terremoto desde 1939 na região, muito propensa ao fenômeno por ser uma área de encontro de placas tectônicas.

Replicado material do portal G1 via RSS



Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/02/11/imagens-de-drone-mostram-cemiterio-improvisado-na-turquia-para-receber-vitimas-de-terremoto.ghtml
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp