15/02/2023 às 16h20min - Atualizada em 15/02/2023 às 16h20min

​Mestrado em Ciência Jurídica da UENP recebe aluno da Nicarágua

“Escolhi a UENP por ser uma Universidade que tem muito prestígio, por ser conhecida em âmbito latino-americano e uma instituição de referência nos estudos do Direito”, destaca o mestrando Ernerto Romero, da Nicarágua

Assessoria
Assessoria
O Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) recebeu, no começo de fevereiro, mais um aluno estrangeiro, Ernesto José Valdivia Romero, da Nicarágua. Ingressando no mestrado, Ernesto veio para a UENP, após aprovado para bolsa da Organização dos Estados Americanos e da CAPES. Ele permanecerá na Universidade por dois anos, até a conclusão dos estudos.

Formado em Direito pela Universidad Católica Redemptoris Mater, de Manágua, capital da Nicarágua, Ernesto destaca que “Escolhi a UENP por ser uma Universidade que tem muito prestígio, por ser conhecida em âmbito latino-americano e uma instituição de referência nos estudos do Direito. Além disso, os brasileiros são muito prestativos, sinto que são pessoas boas, sinceras”, disse.

A pesquisa de Ernesto é voltada para o comércio internacional e como ele pode contribuir para o desenvolvimento dos países. “Minha pesquisa discorre sobre a exportação do abacate brasileiro no mercado estadunidense, ou seja, busca facilitar o comércio entre os mercados”, explica. Ernesto comenta que o Paraná é o segundo maior produtor de abacate do Brasil.

Ele explica que, em geral, as pessoas envolvidas com a produção não têm a possibilidade de analisar o comércio do seu posto de trabalho, por que, sendo produtores, têm poucas oportunidades. “Se facilitamos o comércio, podemos dar continuidade a este trabalho, melhorando as políticas públicas, por exemplo. Trata-se de fazer um investimento na política para facilitar o comércio do abacate”, destacou.

O discente também expressou suas expectativas em relação a pós-graduação e a sua estada no Brasil. “Aqui quero aprender muitas coisas, quero aprender sobre o direito brasileiro, quero conhecer melhor a cultura. Isso me ajudará com a tese que servirá ao meu país e ao Brasil. Minha expectativa é estudar, aprender para assim, fazer uma dissertação de qualidade”, destacou Ernesto

O coordenador da pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP, Fernando de Brito Alves, frisa que o programa de Mestrado e Doutorado desenvolve várias ações estruturadas para receber alunos e realizar parcerias estrangeiras. “São vários eventos internacionais que o PPGCJ realizou ao longo de sua história. Já titulamos mestres e doutores de vários países da América Latina e da África. A gente vem desenvolvendo ações para manter isso. Atualmente, temos o Ernesto no mestrado e um outro aluno, o Jordy Trejo, do Peru, no doutorado, além de uma aluna fazendo cotutela na Universidade de Navarro, na Espanha”, disse.

O Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica já recebeu seis alunos estrangeiros. O primeiro foi Aristóteles Massaque, de Andola; depois Yuliana Herrera Miranda, da Colômbia; Willy Rodrigues Ndougou Adda, de Camarões, e Filomeno Espírito Santo Gomes Vareda, de Cabo Verde. Atualmente, estão no Brasil, Jordy Ramírez Trejo, do Peru, cursando o doutorado, e Ernerto Valdivia Romero, da Nicarágua, no mestrado.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp