15/02/2023 às 16h23min - Atualizada em 15/02/2023 às 16h23min

​Reitoria e Direções dos campi realizam visita à Fazenda Escola e Equoterapia da UENP

A visita teve o objetivo apresentar as acomodações, setores, projetos desenvolvidos e demandas

Assessoria
Assessoria
A Reitoria e as Direções dos Campi da Universidade Estadual do Norte do Paraná realizaram, na segunda-feira (13/02), visita à Fazenda Escola e ao projeto de Equoterapia da UENP, no Campus Luiz Meneghel (CLM), de Bandeirantes. A visita, que teve o objetivo apresentar as acomodações, setores, projetos desenvolvidos e demandas, contou com a presença do reitor, Fábio Antonio Néia Martini, do vice-reitor, Ricardo Campos, de diretores de campi e centros, pró-reitores, professores e agentes universitários.

Além da apresentação de projetos nos setores de pecuária e agricultura, a visita também ocorreu no setor de suínos, ovinos, leite e industrialização, equinocultura (reprodução de equinos) e Equoterapia. O diretor do CLM, Ricardo Castanho Moreira, destaca que a UENP, através da Fazenda Escola, oferece ótimos serviços. “A Fazenda Escola tem uma estrutura que permite ao aluno desenvolver atividades práticas significativas e ideais. Além da agropecuária, a Fazenda também possui área de preservação de recursos naturais. É um espaço ímpar da nossa Universidade”, comenta.

A Fazenda Escola possui parceria com o mestrado em Agronomia e o Hospital Veterinário Escola, além de uma relação de mútuo benefício entre a Universidade e grandes empresas do agronegócio, potencializando a geração de pesquisas e o comércio com companhias e cooperativas regionais. Criada em 1971, a Fazenda Escola Eduardo Meneghel Rando é voltada para o aperfeiçoamento de atividades de ensino, pequisa e extensão dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Ciências Biológicas. Já o Projeto de Equoterapia da UENP atende atualmente 94 crianças. Criado em 2016, o Núcleo de Equoterapia “Dr. Raul Hidetoci Mioshi” da UENP assiste crianças com autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down e algumas síndromes diferenciadas como as de ‘la Tourrette’, e a de ‘Prader-Willi’, além de alunos que vêm com atraso motor e cognitivo.

O reitor da UENP, Fábio Martini, disse que conhecer in loco a Fazenda Escola e o projeto de Equoterapia da UENP possibilitou uma outra dimensão do trabalho que é realizado pelos órgãos. “Além de nos permitir ter uma visão mais integral da realidade e de todo o trabalho que a Fazenda Escola e a Equoterapia têm realizado, essa visita nos aproximou enquanto Universidade, por permitir o intercâmbio e a real possibilidade de parcerias dentre os cursos”, disse. “Agradeço, de maneira muito especial, à Direção do Campus Luiz Meneghel e a todos que prepararam esse momento para que a visita pudesse acontecer. Reitero meu compromisso com o Campus e com todas as ações realizadas pelos professores e alunos”, finalizou.

Participaram da visita o vice-diretor do CLM, Ademir Zacarias Júnior; o diretor e vice-diretora do Campus de Jacarezinho, Luiz Fernando Kazmierczak e Ana Paula Belomo Castanho Brochado; a diretora do Campus de Cornélio Procópio, Vanderléia da Silva Oliveira; o chefe de Gabinete da Reitoria, Mateus Luiz Biancon; a pró-reitora de Graduação, Juliana Suzuki; o pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional, Paulo Brene; o diretor de Extensão, José Antonio Marcelino; os diretores de Centros Petrônio Pinheiro Porto (CCA/CLM), Éderson Marcos Sgarbi (CCT/CLM), Flávia Teixeira Ribeiro da Silva (CCB/CLM), Flávio Furlaneto (CCHE/CCP), além da coordenadora do curso de Agronomia, Laila Herta Mihsfeldt, do diretor da Fazenda Escola, Diego de Oliveira, e da vice-coordenadora de estágio do curso de Pedagogia do CCP, Sandra Reis.

Durante a visita, conduziram as apresentações os coordenadores da Equoterapia, Francisco Armando de Azevedo Souza, Thaís Helena Constatino Patelli e Thales Ricardo Rigo Barreiros, além dos professores Hatiro Tashima, Marcos Augusto Alves da Silva (da Suinocultura), Wanessa Blaschi e Petrônio Pinheiro Porto (da Ovinocultura), e Ana Cecilia Hoffmann Inocente, do colegiado de Ciências Biológicas.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp