15/02/2023 às 17h50min - Atualizada em 16/02/2023 às 00h03min

No Conass, Paraná reforça importância de apoio para combate ao mosquito da dengue

Paraná cobra governo federal por apoio contra a dengue

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/No-Conass-Parana-reforca-importancia-de-apoio-para-combate-ao-mosquito-da-dengue


No Conass, Paraná reforça importância de apoio para combate ao mosquito da dengue


Rosemeiry Tardivo
qua, 15/02/2023 - 17:50

Secretário da Saúde reiterou a necessidade de apoio emergencial para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Estado já enviou solicitação de incremento no número de testes sorológicos e inseticida.


A preocupação do Estado em combater as arboviroses no Paraná, especialmente a chikungunya, que assim como a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, foi reiterada pelo secretário estadual da Saúde, César Neves, durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em Brasília, nesta quarta-feira (15).



“Pudemos mais uma vez reiterar a necessidade de apoio emergencial ao Estado, por parte do governo federal, junto à secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. É extremamente importante que possamos unir forças para a prevenção e combate à dengue, zika vírus e a chikungunya”, disse Neves.





No início do mês, a Secretaria estadual enviou ao Ministério da Saúde um ofício para que haja um incremento no número de testes sorológicos e inseticida enviados ao Estado para o controle químico do mosquito transmissor da doença.



No boletim epidemiológico divulgado terça-feira (14), a pasta confirmou 462 novos casos de dengue. O Estado registra agora 3.638 casos confirmados e cinco óbitos pela doença no Paraná. Já o panorama de chikungunya aponta 135 notificações e dez casos confirmados, sendo sete importados e três autóctones registrados nos municípios de Pato Branco, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.















Conteúdo replicado da Agência Estadual de Notícias via RSS



Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/No-Conass-Parana-reforca-importancia-de-apoio-para-combate-ao-mosquito-da-dengue
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp