16/02/2023 às 17h02min - Atualizada em 16/02/2023 às 17h02min

​Municípios do Norte Pioneiro participam de capacitação em Vigilância em Febre Amarela

Assessoria
Assessoria
O Núcleo de Vigilância Entomológica da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho recebeu, na quinta-feira, 16 de fevereiro, técnicos da vigilância em saúde, médicos veterinários e biólogos dos municípios para participação na capacitação da Vigilância em Febre Amarela. O evento foi realizado durante o dia todo no salão do Núcleo de Entomologia.

Durante a capacitação, ministrada pela equipe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores (DVDTV) da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, foram apresentados o cenário histórico e aspectos clínicos da Febre Amarela, a Vigilância Epidemiológica da epizootia, o cenário epidemiológico e vigilância das epizootias em Primatas Não-Humanos (PNH) no Paraná durante o período de monitoramento 2022-2023, além de ações de imunização para a 19ª RS.

A coordenadora de Vigilância Ambiental da SESA, Ivana Lucia Belmonte, destacou a importância da colaboração dos municípios em relação ao controle da Febre Amarela. “Desde que tivemos uma caminhada contra a febre amarela na região norte e na região leste do Paraná, foi necessário um enfrentamento diferenciado em relação aos cuidados com a imunização. Percebemos também a importância do monitoramento que foi realizado. A colaboração dos municípios na notificação e no controle da Febre Amarela são sempre de muita relevância para o desenvolvimento do trabalho no Estado”, comenta Ivana.

A equipe da SESA ministrou a parte teórica da capacitação via videoconferência na parte da manhã. Já na parte da tarde, houve prática para coleta de amostras biológicas em Primata Não Humano e notificação de epizootias, com apoio do Dr. Ricardo Matsuo, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), e Maiane Soares, da DVDTV.

O chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 19ª RS, José Antonio da Silva, agradeceu o comprometimento dos municípios e o apoio da SESA. “Nós, da DVVGS, ficamos muito contentes com a participação e a disponibilidade dos municípios, por comparecerem a um evento tão importante, e agradecemos à SESA por sempre apoiar a nossa Regional nas ações e promover capacitações que visam melhorar o desenvolvimento da saúde”, finaliza.

Para o diretor da 19ª RS, Marcelo Nascimento, a capacitação da SESA reforça o compromisso da regional com os municípios. “A 19ª Regional de Saúde segue capacitando os municípios. A atividade de hoje tem, principalmente, o objetivo de evitar a transmissão urbana com a detecção oportuna da circulação viral, além de aumentar a eficiência do serviço de saúde que orienta as medidas de controle”, destaca Marcelo.

Participaram da capacitação os técnicos da vigilância em saúde, médicos veterinários e biólogos dos 22 municípios que compõem a 19ª Regional de Saúde.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp