16/02/2023 às 17h17min - Atualizada em 16/02/2023 às 17h17min

​Comprar carro com o FGTS? PL quer liberar aquisição de veículos com o saldo do trabalhador

Colaboração
Divulgação
Ter um carro para se deslocar no dia a dia é um sonho de muitos brasileiros. A liberdade, praticidade e o conforto oferecido por este meio de transporte o torna um bem muito visado no mercado. No entanto, é preciso ficar atento para os gastos extras que envolvem a aquisição de um automóvel. Além do valor desembolsado para comprar o veículo, também é preciso levar em consideração as despesas com manutenção, combustível e também o valor do seguro de carro.

No final de 2022, um Projeto de Lei (PL) apresentado na Câmara dos Deputados propõe que o trabalhador possa utilizar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para comprar um carro, seja o veículo novo ou usado. Para entrar em vigor, a proposta precisaria ser aprovada na Câmara, no Senado e, por fim, pelo presidente do Brasil.

O que é FGTS?

O FGTS é um sistema de poupança criado pelo governo brasileiro com o objetivo de garantir ao trabalhador uma reserva financeira em caso de imprevistos e situações específicas envolvendo o funcionário no ambiente de trabalho. No sistema, o trabalhador acumula um valor todos os meses equivalente a 8% do salário bruto, que fica retido na conta do FGTS. 

Como posso sacar?

Para sacar o dinheiro, é preciso atender a determinadas condições estabelecidas pelo governo, ou seja, a retirada do valor da conta é possível apenas em alguns cenários, como por exemplo:

- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Compra de imóveis;
- Construção ou melhoria da moradia;
- Doenças graves;
- Morte do titular da conta, transferência para os dependentes;
- Cancelamento de contrato de trabalho com acordo entre empregador e trabalhador;

Vale lembrar que as regras para sacar o FGTS estão sujeitas a alterações ao longo do tempo e é necessário consultar as condições antes de fazer planejamentos com o dinheiro.

Alternativas para comprar um carro

Atualmente, quando um cidadão deseja adquirir um carro e não está disposto a realizar o pagamento à vista, ele tem as opções de obter crédito através de um empréstimo pessoal na hora, fazer um financiamento bancário, ou até mesmo um consórcio, modalidade que o cidadão se junta a outras pessoas para adquirir o carro, pagando uma taxa mensal.

Estas modalidades se tornaram ainda mais populares após o forte aumento no preço dos veículos em decorrência da pandemia da Covid-19 e a crise no fornecimento de microchips que atinge a indústria de forma geral. No período, tanto os carros zero quanto os veículos usados ficaram mais caros, dificultando a aquisição por parte do trabalhador comum, sobretudo quando se fala em comprar o automóvel à vista.

Contudo, para tomar a decisão mais adequada, os especialistas alertam que é importante avaliar cuidadosamente a situação financeira de cada um e, desta forma, considerar todas as condições e taxas associadas a elas antes de traçar uma estratégia e escolher qualquer uma das opções.

Caso o PL seja aprovado, o trabalhador poderia dispor de mais uma opção para realizar o sonho de comprar um carro. A intenção é de que o saldo do FGTS possa ser utilizado para dar entrada no veículo ou até diminuir consideravelmente o valor das parcelas e, consequentemente, reduzir os juros pagos em um acordo de financiamento. 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp