16/02/2023 às 16h10min - Atualizada em 17/02/2023 às 00h02min

Nova gestão do Ipem-PR atuará na proteção do consumidor e conscientização do empresariado

Nova gestão do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Nova-gestao-do-Ipem-PR-atuara-na-protecao-do-consumidor-e-conscientizacao-do-empresariado


Nova gestão do Ipem-PR atuará na proteção do consumidor e conscientização do empresariado


Rosemeiry Tardivo
qui, 16/02/2023 - 16:10

Presidente do órgão, o advogado Cesar Antônio Tuoto Silveira Mello diz que o objetivo do Ipem não é puramente aplicar multas, mas fazer um trabalho pedagógico para que as empresas multadas corrijam seus erros, se conscientizem e produzam dentro do que diz a legislação.


O novo presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR), Cesar Antônio Tuoto Silveira Mello, foi apresentado nesta quinta-feira (16) aos servidores e conheceu os laboratórios do órgão estadual responsável por garantir a qualidade e a quantidade correta dos produtos consumidos pelos paranaenses. Ele também adiantou as diretrizes de sua gestão no órgão, que é vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Seics).



Mello planeja uma gestão no Instituto de Pesos e Medidas parceira do empresariado, colaborando para o desenvolvimento do Paraná. “Órgãos de fiscalização servem para a proteção do consumidor, do cidadão, mas também para ser parceiro dos empresários de forma a ampliar a atividade comercial. Ou seja, vamos trabalhar lado a lado com o empresariado”, destaca o novo presidente.





Ele também pretende reforçar em sua gestão que o objetivo das fiscalizações do Ipem não é puramente aplicar multas, mas fazer um trabalho pedagógico para que as empresas multadas corrijam seus erros, se conscientizem e produzam dentro do que diz a legislação.



“Dessa forma, garantimos que a lei será seguida e, consequentemente, o cidadão seja atendido na atividade fim do Ipem que é garantir segurança no consumo de bens e serviços”, ressalta.



Na visita que fez aos laboratórios da sede principal do Ipem no bairro Bacacheri, em Curitiba, o novo presidente disse que ficou impressionado com a precisão da tecnologia usada pelos técnicos nas medições, além da abrangência do trabalho do instituto, que está em todas as etapas do dia a dia do cidadão paranaense. Como exemplo, mais de 90% dos produtos vendidos em supermercados são auferidos pelo instituto – só não passam pelo controle do Ipem os produtos que não são pré-embalados, como frutas e legumes.



“O Ipem tem por finalidade passar confiabilidade. Todo produto tem etiqueta, tem informação da medida, da sua composição e é o Ipem que garante que aquilo que é anunciado na embalagem do produto se realize na prática, no momento em que o consumidor adquire o produto ou serviço. Quando o consumidor compra um produto que diz ter 100 gramas na embalagem, quem garante que realmente há 100 gramas é o Ipem”, ilustra o novo presidente.





Advogado especializado em Direito Público, Mello vai coordenar o trabalho das quatro regionais do Ipem no Estado, em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Guarapuava. A estrutura do instituto conta com 195 colaboradores, sendo 70 servidores públicos. 



“Pela experiência que tem no Direito Público, o Cesar Antônio Tuoto Silveira Mello vai garantir a aplicação justa e correta das regras metrológicas para que o consumidor paranaense não seja lesado ao fazer suas compras. O trabalho bem feito do Ipem é fundamental para que a qualidade e a quantidade do que está anunciado na embalagem do produto seja de fato o que o consumidor está adquirindo”, aponta o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.















Conteúdo replicado da Agência Estadual de Notícias via RSS



Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Nova-gestao-do-Ipem-PR-atuara-na-protecao-do-consumidor-e-conscientizacao-do-empresariado
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp