17/02/2023 às 15h50min - Atualizada em 18/02/2023 às 00h03min

Corpo de Bombeiros forma nova turma num dos cursos mais concorridos da instituição

Formatura de novos bombeiros para salvamento aquático no Paraná

AEN
https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Corpo-de-Bombeiros-forma-nova-turma-num-dos-cursos-mais-concorridos-da-instituicao


Corpo de Bombeiros forma nova turma num dos cursos mais concorridos da instituição


Eriksson Felipe Denk
sex, 17/02/2023 - 15:50

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou na última quinta-feira (16) a solenidade de formatura de 30 guarda-vidas militares 2022/2023, em Guaratuba, Litoral do Estado. O curso prepara profissionais para o salvamento aquático com atividades teóricas, práticas e estágio final.


O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou na última quinta-feira (16) a solenidade de formatura de 30 guarda-vidas militares 2022/2023, em Guaratuba, Litoral do Estado. O curso prepara profissionais para o salvamento aquático com atividades teóricas, práticas e estágio final com a aplicação do efetivo nas areias das praias durante o Verão Maior Paraná. 



Os 30 formandos estão há quase quatro meses em dedicação exclusiva à formação de guarda-vidas. O curso teve início no dia 31 de outubro de 2022 e durou 108 dias, totalizando 610 horas-aula. As aulas aconteceram inicialmente nas instalações físicas do centro de ensino e instrução, em São José dos Pinhais e posteriormente no 8º Grupamento de Bombeiros, que fica no litoral paranaense.  



De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, essa conquista é importante para o militar estadual que se dispõe a fazer um curso de guarda-vidas, demonstrando o mais alto grau de empatia pelo próximo. “É uma satisfação ver mais uma turma se formando neste curso que tem um destaque grande dentro da instituição. Hoje, entregamos para a sociedade paranaense 30 guarda-vidas militares altamente treinados e capacitados para salvar e proteger vidas”, disse.  



O curso de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Paraná possui uma preparação de profissionais para a realização de atividades de salvamento aquático no mar, nas represas e nos rios. Ele é considerado um dos cursos mais exigentes da corporação devido ao alto grau de esforço físico e psicológico, despendidos pelos alunos durante os períodos de treinamento.





“Durante esse período de formação, os guarda-vidas foram colocados à prova em mares bravos e desafiadores e também dentro e fora da água. Eles demonstraram muita capacidade, provando que podem ostentar no peito e na alma um dos mais difíceis cursos da corporação. Tenho certeza que as experiências vivenciadas e os ensinamentos repassados jamais serão esquecidos”, explicou o chefe do Centro de Ensino e Instrução, major Eduardo José Slomp Aguiar.



Durante o período de formação, os alunos passaram por diversas disciplinas como educação física, natação, salvamento aquático, primeiros socorros, busca aquática, patrulhamento terrestre, operações com embarcações e aeronaves e relações públicas e humanas.



“Foi um curso árduo, que durou 108 dias. Nossa turma estava extremamente unida desde o início e isso foi determinante para finalizarmos o curso. Estamos bastante honrados em vestir a farda e, agora, poder dizer que somos guarda-vidas militares. Nós somos a elite do salvamento aquático do Paraná”, afirmou o soldado David Hartemann, formando da turma 2022/2023.



A cabo Cristiane Battistini é de Pato Branco e falou sobre como foi administrar a saudade da família e a realização de um sonho. “Esse período foi de grande provação física e psicológica, nós ficamos longe de familiares, filhos, maridos, mulheres. Eu sou mãe, então eu tive que lidar com a saudade. O período foi de grande esforço, mas a recompensa é proporcional. Sempre foi um sonho e agora está alcançado. Além de toda a dedicação, todo o esforço, nós criamos vínculos de amizades que vão durar para o resto da vida ", contou.



Ao final da solenidade, os 30 novos Guarda-Vidas Militares fizeram a tradicional entrada ao mar, em busca da camiseta amarela, uniforme muito almejado por representar o preparo e a honra do Guarda-Vidas.





PRESENÇAS – Também participaram do evento o comandante do 1° Comando Regional Bombeiro Militar, coronel Gilberto Gavilosvki, o comandante do 9° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Durval Tavares Junior, o comandante do 7° Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Mário Sérgio Garcez, o comandante do 8º Grupamento De Bombeiros, tenente-coronel Dorico Gabriel Borba, os tenentes-coronéis Osni José Bortolini e Adonis Nobor Furuushi, e o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Guaratuba, Jackson José Braga.



NOVA FORMAÇÃO – No começo da semana, o Corpo de Bombeiros realizou a solenidade de encerramento da capacitação de guarda-vidas civil – águas abertas e águas interiores, turma 2022/2023. O curso iniciou no dia 28 de outubro de 2022 e as atividades dos profissionais vão até o fim do Verão Maior Paraná, que encerra no dia 26 de fevereiro. A comemoração dos 35 novos profissionais reuniu familiares, amigos e colegas de farda na sede do 8º Grupamento de Bombeiros, em Matinhos.



Lista com nome completo dos formandos 2022/2023:



Soldado Rodrigo Miranda de Andrade



Soldado Henrique Assunção Herbert



Sargento Lauro Craizei



Soldado Alexsandro de Oliveira



Soldado Lucas Severino dos Santos filho 



Cabo Edgar Diego Conceição



Soldado Heloísa de Carvalho Antunes 



Soldado Lucas Mattos de Meira



Soldado Murilo César Filipack 



Primeiro sargento Jonas Osorio



Soldado Daniel Elias dos Santos Júnior



Soldado Darci Luiz Sanches Filho



Soldado Fernando Lobo Nunes



Cabo Laudelino José Soares Júnior 



Soldado David Eliseu Bonfim Hartmann 



Cabo Abraham Júnior Lima 



Soldado Éber José Nunes Júnior 



Soldado Alexandre Luiz Iop Júnior



Soldado Ana Carolina da Rocha Silva Mazepa



Soldado Dorival Graciano Junior



Cabo Guilherme Milani Coutinho



Soldado Thiago Favoretto Machado 



Soldado Odilon de Oliveira Franco Neto 



Cabo Rodolfo Antônio de Moraes



Cabo Joílson Aurélio Guerra



Cabo Cristiane Battistini



Soldado Rudy Prestes Carvalho 



Soldado Walter Lucio de Andrade Junior



Cabo José Alexandre Lisboa



Soldado Maurício de Carvalho















Conteúdo replicado da Agência Estadual de Notícias via RSS



Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Corpo-de-Bombeiros-forma-nova-turma-num-dos-cursos-mais-concorridos-da-instituicao
Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp