27/02/2023 às 08h10min - Atualizada em 27/02/2023 às 08h10min

Jacarezinho começa aplicação das vacinas bivalentes contra Covid-19

Aplicação marca início da campanha contra doença neste ano

Colaboração
Divulgação - AEN
O município de Jacarezinho inicia nessa segunda feira a distribuição das vacinas bivalentes da Pfizer para a Campanha Nacional de Vacinação 2023 contra a Covid-19. Os imunizantes estão sendo descentralizados  para as UBS's. A aplicação está programada para segunda-feira (27) período da tarde, onde inicia oficialmente a campanha deste ano contra a doença.

Esta nova fase, contida no Programa Nacional de Imunizações (PNI), é destinada ao reforço de grupos prioritários, previamente definidos pelo Ministério da Saúde. Neste primeiro momento, os grupos estabelecidos são formados por pessoas acima de 70 anos; Pessoas que vivem em instituições de longa permanência a partir de 12 anos; Imunocomprometidos; indígenas; ribeirinhos e quilombolas.

"Lembrando que ainda não saímos da pandemia, portanto, manter a vacinação em dia, principalmente com essas doses atualizadas contra o coronavírus, permite uma proteção mais efetiva, evitando as formas mais graves da doença", disse Suelene Manfré, coordenadora do Departamento de Vigiância Epidemiológica de Jacarezinho.

O imunizante tem algumas características diferenciadas, como a diluição, a cor do frasco e a quantidade de doses em cada ampola. “A Vigilância Epidemiológica realizou capacitações de profissionais de saúde do município para a aplicação da vacina bivalente. Contamos com o apoio de todos para que a população elencada seja vacinada”, explicou.

CRONOGRAMA – A segunda etapa da vacinação está prevista a partir de março e engloba pessoas de 60 a 69 anos. A terceira abrange gestantes e puérperas, enquanto a quarta será direcionada a trabalhadores de saúde. Já a quinta fase, será voltada para a vacinação de pessoas com deficiência permanente, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp