16/03/2023 às 08h57min - Atualizada em 16/03/2023 às 08h57min

​Projeto multimídia que aborda o folclore e cultura popular agita cidades paranaenses

Assessoria
Assessoria
O Projeto Palco Cambará está sendo apresentado em Cambará e cidades vizinhas com sucesso de público e crítica. O Projeto é um trabalho que integra linguagens múltiplas, a partir da peça teatral “Auto Para Maria – Cordel de Amor” de Paula Giannini: espetáculo, vídeo-espetáculo, livro físico, e-book, audiolivro e oficinas de arte.

Auto Para Maria – Cordel de Amor

Escrita em linguagem de cordel de onze sílabas, que mescla os estilos galope à beira-mar e gabinete, viaja pelo universo do folclore brasileiro de forma lúdica e divertida. O espetáculo, criado pelo Palco Cia de Teatro, faz parte do projeto Palco Cambará e contempla também um vídeo espetáculo, livro, áudio livro, além das oficinas integradas, sendo possível sua viabilização através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Companhia Paranaense de Energia – Copel.

O enredo descreve Maria, uma menina do interior do Brasil, que é convocada pela Pomba do Divino (Festa do Divino) a encontrar um anjo que lhe confia uma grande missão: levar em segredo um tesouro que deverá se revelar nas terras onde é farto o Pinhão. Durante sua viajem ao Paraná, Maria e seu noivo José, que viajam em uma “Mulinha de Ouro”, (tradição do Bumba-Meu-Boi) encontram inúmeros personagens do folclore brasileiro e da cultura popular brasileira, entre eles o Caipora, Boi-Bumbá, Cazumbá, a Iara, figuras de Reisado, de Pastoril, a Ciganinha do Egito, Congada, Chegança, etc.

O Trabalho nasceu a partir de uma minuciosa pesquisa iconográfica do professor Inami Custódio Pinto, renomado folclorista paranaense, falecido em 2017, este um dos grandes parceiros da autora Paula Giannini, não somente neste projeto cultural, como também em outras obras igualmente bem-sucedidas que foram laureadas pelo seu resgate cultural e criatividade artística.

Desta parceria, nasceram projetos importantes como Feira Popular de Causos Lendas e Crendices (indicado ao prêmio Gralha Azul), Brincando com o Folclore (com o espetáculo Se Essa Rua Fosse Minha, há 18 anos em cartaz – prêmio Culturas Populares por 2 vezes consecutivas e finalista à edição de 2020), Reviver – Praça Garibaldi (prêmio Valores do Brasil) De Esperança, suor e farinha (prêmio dramaturgia de pequenos formatos cênicos) e o recente Auto Para Maria – Cordel de Amor.

“As obras abordam a realidade brasileira, a cultura popular, a fé, a simplicidade em contraponto com a riqueza sociocultural de nosso povo brasileiro”, explica a premiada escritora e diretora Paula Giannini.

Neste conjunto de obras, a cultura popular brasileira manifesta-se, autenticamente, nos cantos e danças inventados pela imaginação criadora do povo para acrescentar novas informações ao legado de nossos povos originários.

“Os folguedos no ciclo natalino, por exemplo, é rico em cerimônias, rituais e coletivas, resultantes da trocas culturais entre os indígenas, africanos e portugueses: reisado, guerreiro, bumba-meu-boi, pastoris e folia de reis ou santos reis.”, comenta Giannini.

A peça, que estreou em 2007, recebeu o prêmio de Melhor Adereço e indicado a Melhor Espetáculo Itinerante no Prêmio Gralha azul daquele ano, em 2022 ganhou nova roupagem, em uma remontagem que aborda tradições populares como O Reisado, Congada, Pastoril, Dança de fitas, o Sírio de Nazareth, Ciranda, Fandango, Marujada, Figuras do folclore, Bumba-meu-boi, Festa do Divino, entre outras.

“O espetáculo é musical, em forma de folguedo, com músicas do cancioneiro folclórico, danças colhidas da tradição e da cultura popular brasileira, dança de fitas, tambor de umbigada, coco, chegança, frevo, ciranda, entre outros”, finaliza a autora.

Secretarias municipais e instituições privadas interessadas em agendar a apresentação dos produtos culturais em suas cidades, basta entrar em contato com a produção do Palco Cia de Teatro e das Letras.

O Projeto é uma parceria entre Associação Cultural Teatro Cultura, Palco Cia de Teatro e Teatron Produções.

Serviço:

Projeto Palco Cambará

Associação Cultural Teatro Cultura

Auto Para Maria – Cordel de Amor

Texto de Paula Giannini

Direção de Amauri Ernani

Com Andreza Corcetti, Paula Giannini, Amauri Ernani, Edson Vanzo, Juscelino Antunes, Thiery Maciel, Sérvulo Augusto, e elenco.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp