16/03/2023 às 08h59min - Atualizada em 16/03/2023 às 08h59min

​Estado abre mais 506 vagas para qualificação de trabalhadores em 13 municípios

São vagas do programa Qualifica Paraná, de cursos profissionalizantes da área industrial, ministrados pelo Senai-PR, em unidades móveis. Os cursos já começaram em Pontal do Paraná e Catanduvas. O próximo município será Farol, onde iniciam dia 20

AEN
AEN
O programa Qualifica Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), terá atividades em 13 municípios paranaenses em 2023, com a abertura de 506 vagas. O programa oferta cursos profissionalizantes direcionados ao setor industrial, ministrados pelo Senai-PR, em unidades móveis adaptadas e equipadas como salas de aula.

Em dois municípios as atividades já começaram: Pontal do Paraná, no Litoral, e Catanduvas, no Centro-Sul do Estado, com turmas nos períodos da manhã e tarde. Em Pontal do Paraná o curso é de eletricista veicular e, em Catanduvas, de operador de processos de produção.

O município de Farol (Centro-Oeste) é o próximo a receber o programa, com 20 vagas para o curso de confecção. O início das aulas está previsto para o dia 20 deste mês.

Para saber mais sobre as datas e locais dos cursos oferecidos pelo projeto Qualifica Paraná neste ano basta acessar AQUI

As cidades que integram o projeto 2023 foram selecionadas conforme indicadores de empregabilidade e vocação profissional. São elas: Itapejara d'Oeste, Farol, Rancho Alegre do Oeste, Rio Negro, Brasilândia, Pontal do Paraná, Catanduvas, Flor da Serra do Sul, Marechal Cândido Rondon, Assaí, Quarto Centenário, Matelândia e Carlópolis.

O programa terá turmas para formação em cursos nas áreas de confecção, eletricidade industrial, refrigeração, panificação, mecânica automotiva, elétrica automotiva, manutenção de motocicletas e mecânica industrial.

Para o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, com a oferta de cursos profissionalizantes, o projeto terá impacto positivo sobre os índices de empregabilidade em diversas regiões do Estado, pois deverá ampliar a contratação de trabalhadores em diversos segmentos da economia.

"A qualificação profissional oferecida de maneira gratuita em diversas localidades do Estado vai aumentar o número de empregos com carteira assinada no Paraná, uma vez que o aprimoramento da mão de obra é, cada vez mais, uma exigência de basicamente todos os segmentos da economia. Por isso, vamos preparar trabalhadores para que se encaixem nas mais variadas vagas de emprego”, afirma.

PRIMEIRA TURMA – Na primeira edição do Qualifica Paraná, em 2022, foram disponibilizadas 420 vagas, para Curitiba e Região Metropolitana, em 25 cursos gratuitos, com aulas entre novembro e dezembro. As aulas aconteceram em oito unidades móveis, estacionadas na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio do Iguaçu. Foram ofertados cursos de elétrica automotiva, instalações elétricas, manutenção de motos e mecânica automotiva, mecânica industrial, soldagem e automação.

CARRETAS DO CONHECIMENTO – Além do Qualifica Paraná, o Governo do Estado oferece outros programas de capacitação, a fim de fortalecer a empregabilidade. Um deles é o projeto Carretas do Conhecimento, parceria entre a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, Volkswagen do Brasil, Fundação Volkswagen, Senai-PR e as prefeituras.

Desde sua criação, em 2019, o projeto recebeu investimentos de R$ 3,6 milhões, levou qualificação profissional em unidades móveis para 172 localidades do Paraná e formou 9.020 alunos. Para este ano, o programa contará com investimento de R$ 2,2 milhões.

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp