16/03/2023 às 13h41min - Atualizada em 16/03/2023 às 13h41min

​Inaugurada unidade para insumos e equipamentos usados por agentes de endemias

Unidade recebeu o nome de Mauro Sérgio dos Santos, em homenagem ao agente de endemias que faleceu ano passado em decorrência a problemas cardíacos

Gladys Santoro Biaggioni - Tá No Site
Gladys Santoro Biaggioni - Tá No Site
A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina inaugurou na manhã desta quarta-feira, 15, a primeira Unidade de Apoio Logístico de Insumos e Equipamentos da Vigilância em Saúde. 

Com esse espaço, a cidade passa a ser a primeira da região a manter um local específico para armazenar bombas costais, equipamentos de proteção (EPIs), inseticidas usados no combate à dengue e as arboviroses (doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos) e outros.

A Unidade recebeu o nome de Mauro Sérgio dos Santos, em homenagem ao agente de endemias que faleceu ano passado em decorrência a problemas cardíacos. Ela está localizada na rua Joaquim Rodrigues do Prado, na Vila Claro, e além de armazenar os materiais usados pelos agentes de endemias, o imóvel também oferece banheiros e chuveiros, para que os profissionais possam tomar banho ao fim do expediente, para que não corram o risco de levar para suas casas resquícios de produtos químicos utilizados na rotina de seus trabalhos.   

Segundo a secretária municipal de Saúde, Gislaine Galvão, as roupas dos agentes utilizadas na nebulização serão lavadas na Unidade. “Nos preocupamos em equipar a Unidade com máquina de lavar e secar roupas”, contou. Ainda inovando na região, o setor ganhou um supervisor. “Somos o primeiro município da região a criar supervisão específica para esse departamento”, contou.

Ao todo, Santo Antônio da Platina conta, hoje, com 31 agentes. “Entre eles, também há os que fazem capturas de escorpião. Fomos, inclusive, elogiados pela 19ª Regional de Saúde por esse serviço”, comentou a secretária.

Ainda de acordo com o vice prefeito Chico da Aramon, a criação da Unidade seguiu recomendações do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. “O município de Santo Antônio da Platina, entendendo que a saúde pública ultrapassa a assistência prestada pelos profissionais tais como: médico, enfermeira e outros, mas sim todo o contexto que envolve os serviços de saúde.  Dessa forma aceitamos o desafio e iniciamos uma revolução no combate à dengue e as Arboviroses, com a compra de EPI, treinamentos, criação do cargo de supervisor, cursos e capacitação”, contou. “E hoje, demos um grande passo dentro da nossa cidade e da nossa região”, disse.

Para a gestão, esse avanço se deve à convicção que a saúde dos servidores, assim como de toda a população é prioridade.  Esse local de armazenamento tem como principal objetivo a segurança para com a saúde do agente de endemias e também com o meio ambiente.

 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp