16/03/2023 às 13h42min - Atualizada em 16/03/2023 às 13h42min

​Família de Piraju é encontrada em condições análogas à escravidão no município de Buri

Polícia Civil de Buri informou que trabalhadores tentaram retornar à cidade de origem, mas foram impedidos pela dona da fazenda. Na casa não havia móveis e eletrodomésticos, apenas colchões, uma televisão e um fogão a lenha

Portal 014 com G1
Buri Conectado/Reprodução
Seis pessoas de uma mesma família de Piraju, incluindo duas crianças e um bebê, foram resgatadas em situação análogas à escravidão dentro de uma fazenda produtora de leite em Buri. A operação foi deflagrada nesta quarta-feira (15), após a Polícia Civil receber denúncias das condições de trabalho na propriedade.

De acordo com a polícia, a família de Piraju foi atraída ao local com a promessa de salário e habitação. A proprietária havia afirmado ainda que pagaria os custos da mudança, mas passou a cobrá-los.

Insatisfeitos com a situação, os trabalhadores tentaram retornar para a cidade de origem, mas teriam sido impedidos pela dona da fazenda.

Ao tomar conhecimento do caso, os policiais foram até a casa onde a família estava. Por lá, não havia móveis e eletrodomésticos, apenas colchões, uma televisão e um fogão a lenha.

Equipes periciaram o local e levaram as vítimas até o Fundo Social da cidade, onde elas foram abrigadas.

A Polícia Civil informou ainda que intimou a proprietária da fazenda a prestar depoimento e que a ocorrência será apresentada à Justiça Federal.

O caso da família pirajuense já tinha tomado as redes sociais e os veículos de imprensa locais recentemente, quando familiares procuraram o jornalista Cristiano Amorim para relatar falta de contato logo após deixarem Piraju.

A família, incluindo duas crianças e um bebê, foi transpordada em um caminhão baú até Buri, onde está localizada a fazenda. Nas redes sociais – meio por onde se deu toda a negociação entre a família e os donos da propriedade – moradores mostravam-se indignados com a situação, o que chamou a atenção para as condições em que o local se encontrava.


 

Link
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp